Os EUA saltam à liderança das Eliminatórias na Concacaf e o Canadá busca o empate contra o México no Azteca
Ricardo Pepi comandou outro triunfo dos Estados Unidos, que passam o México no saldo de gols

O octogonal decisivo das Eliminatórias na Concacaf ainda está no começo, mas três seleções despontam como candidatas às vagas no Mundial. Estados Unidos e México não são grandes surpresas na competição, com o US Team assumindo a ponta após vencer a Jamaica nesta rodada. Já quem segue firme em busca do retorno à Copa é o Canadá, que não disputa o torneio desde 1986. Os Canucks se sustentam na terceira colocação, desta vez após arrancarem o empate por 1 a 1 na visita aos mexicanos. El Salvador, fora dos Mundiais desde 1982, ganhou do Panamá e é outro que surpreende positivamente.
Os Estados Unidos saltaram à primeira colocação graças ao triunfo por 2 a 0 sobre a Jamaica. O US Team soma os mesmos oito pontos do México, mas leva a melhor no saldo de gols. A estrela da equipe americana, mais uma vez, foi o garoto Ricardo Pepi. O texano de 18 anos já tinha feito a diferença na goleada sobre Honduras na Data Fifa passada e, desta vez, animou seus conterrâneos em Austin. O jogador do FC Dallas marcou os dois gols: abriu o placar aos quatro do segundo tempo, completando de cabeça o cruzamento de Sergiño Dest, e concluiu o resultado aos 17, em outro lance de oportunismo, após arrancada de Brenden Aaronson.
https://www.youtube.com/watch?v=qJRGWlXNvNY
Já o México não conseguiu cumprir o dever de casa contra o Canadá e empatou no Estádio Azteca por 1 a 1. Os primeiros minutos ofereceram oportunidades claras aos dois lados, até que El Tri marcasse o primeiro gol aos 21, num bolão de Hirving Lozano para Jorge Sánchez anotar. Porém, os Canucks pressionaram na metade final do primeiro tempo. Os visitantes perderam boas chances, até o empate aos 42. Alphonso Davies deu um presentaço, numa tacada de sinuca para Jonathan Osorio concluir na saída de Guillermo Ochoa.
O segundo tempo seria dominado pelo México, que criou oportunidades para retomar a vantagem, mas lamentou a falta de sorte. Foram duas bolas na trave, uma delas com Raúl Jiménez e outra em um lance no qual quase saiu um gol contra bisonho dos canadenses. Jiménez também teve um gol anulado por falta de ataque. O Canadá, por sua vez, só finalizou uma vez em toda a segunda etapa. Ainda assim, o lance exigiria uma grande defesa de Ochoa para evitar a virada.
O Canadá soma seis pontos, um a mais que Panamá e El Salvador. Os panamenhos permanecem na quarta colocação por apresentarem um saldo de gols superior, mas os salvadorenhos venceram o confronto direto por 1 a 0 em San Salvador e registraram sua primeira vitória nesta fase das Eliminatórias. O goleiro Luis Mejía evitava o pior aos visitantes, mas Enrico Hernández decidiu a parada aos 37 do primeiro tempo, aproveitando um rebote.
E a rodada das Eliminatórias da Concacaf viu duas seleções tradicionais ampliarem o mau início. Honduras e Costa Rica não venceram ainda, sem tirar proveito do confronto direto, com o empate por 0 a 0 em San Pedro Sula. Os Ticos tiveram um gol anulado no primeiro tempo, mas La H finalizou 24 vezes e só não venceu porque Keylor Navas foi estupendo em algumas defesas. Hondurenhos e costarriquenhos somam três pontos em quatro rodadas, só à frente da Jamaica, lanterna com um ponto. Ao menos, todos seguem com o caminho aberto à recuperação. Vale lembrar que apenas os três primeiros do octogonal decisivo têm vaga na Copa, com o quarto redirecionado à repescagem.