Eliminatórias da Copa

Bernardo Silva deu uma aula de finalização, com um lindo gol para abrir a vitória sobre o Azerbaijão

Sem Cristiano Ronaldo, Portugal cumpriu sua missão em Baku com uma vitória tranquila sobre os anfitriões

O Grupo A das Eliminatórias na Europa promete uma disputa ponto a ponto entre Portugal e Sérvia pela vaga direta na Copa do Mundo de 2022. Na abertura da rodada desta terça-feira, a Seleção das Quinas deu um passo à frente na disputa, durante a visita ao Azerbaijão. Os lusitanos nem precisaram do suspenso Cristiano Ronaldo, garantindo uma tranquila vitória por 3 a 0. E a estrela da noite em Baku foi Bernardo Silva, que anotou um gol fantástico para abrir a contagem. O meia pegou na bola com muito estilo, com a parte de fora do pé, e mandou um chute indefensável que ainda beijou a trave antes de entrar.

Portugal teve André Silva no comando do ataque, além de Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Diogo Jota formando a trinca de meias. Suspenso por acúmulo de cartões amarelos, Cristiano Ronaldo sequer viajou para Baku. E a verdade é que o craque nem fez falta desta vez. Dominante ao longo do jogo, Portugal abriu a contagem logo aos 26 minutos. Bruno Fernandes cruzou e Bernardo Silva anotou seu golaço. O meia invadiu a área e, mesmo com pouco ângulo, caprichou na finalização com a parte externa do pé. Já garantia a tranquilidade dos lusitanos.

Cinco minutos depois, Portugal ampliou a diferença. Depois de mais um cruzamento de Bruno Fernandes, Diogo Jota escorou e André Silva estava com o gol aberto à sua frente para concluir. No segundo tempo, a pressão de Portugal aumentou, até pelo interesse em construir um saldo mais confortável. Todavia, o terceiro gol viria apenas aos 30 minutos. João Cancelo limpou a marcação e cruzou na medida para Diogo Jota apenas cumprimentar. O goleiro Shahrudin Mahammadaliyev seria importante para evitar um resultado mais dilatado, com boas defesas na segunda etapa.

Portugal chegou aos 13 pontos no Grupo A, retomando a liderança. E a rodada foi benéfica, já que a Sérvia empatou com a Irlanda na visita a Dublin por 1 a 1 e parou nos 11 pontos. Vale lembrar que só o líder de cada chave se classifica à Copa, com o segundo colocado restrito à repescagem.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo