Copa do Mundo

31 de maio: Itália começa defesa do título em 1986 com empate na abertura

Assim como em 1970, a Copa do Mundo de 1986, também realizada no México, teve seu jogo de abertura em um dia 31 de maio. Na primeira ocasião, a partida inaugural foi da seleção da casa, contra a União Soviética, mas nem mesmo a atmosfera favorável ajudou os anfitriões a balançarem a rede, também não alcançada pelos soviéticos. Já em 1986, não coube aos mexicanos abrirem o torneio, e quem foi a campo foi a então atual campeã Itália, que encarava a Bulgária. E quem esperava uma vitória fácil da Azzurra se decepcionou com o empate em 1 a 1.

Veja também: As Copas em 30 de maio: Brasil estreia rumo ao bi e Pelé faz seu único gol em 62

Último a marcar na Copa de 1982, vencida pelos italianos, Alessandro Altobelli, que havia fechado o 3 a 1 sobre a Alemanha Ocidental quatro anos antes, foi também o autor do primeiro gol do Mundial de 1986, no final do primeiro tempo. Entretanto, apesar de contar com uma equipe mais forte e criar uma série de chances claras no segundo tempo, a Itália não conseguiu um placar confortável, e, perto do fim, em um dos poucos ataques búlgaros, Nasko Sirakov desviou de cabeça para empatar o jogo em 1 a 1 e brecar os campeões na abertura.

1986: Bulgária 1×1 Itália

Abertura da Copa do Mundo
Estádio Azteca, Cidade do México (MEX)
Gols: Sirakov (BUL) e Altobelli (ITA)

Conteúdos relacionados

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo