A Copa América foi adiada para 2021, em meio à pandemia do novo coronavírus, causador do Covid-19. A competição estava programada para começar no próximo dia 12 de junho e iria até 11 de julho, e seria dividida entre Colômbia e Argentina. O torneio seria disputado no mesmo período da Eurocopa, que também foi adiada para 2021.

Se acordo com informações confirmadas pelo Globoesporte.com, os grupos, sedes e formato da competição estão mantidos. Mudarão as datas: o torneio passará a ser disputado de 11 de junho a 10 de julho de 2021. O Grupo A, que terá como sede a Argentina, tem, além dos anfitriões, Austrália (um dos convidados), Bolívia, Uruguai, Chile e Paraguai. O Grupo B, disputado na Colômbia, tem os anfitriões, Brasil, Catar, Venezuela, Equador e Peru.

A ideia da Conmebol é manter os dois países convidados, Austrália e Catar, para 2021. Mais mudanças serão feitas, pensando também em eliminatórias em um calendário de todas as competições, incluindo as de clubes, Sul-Americana e Libertadores, que precisarão ser retomadas em algum momento em 2020, após o momento mais drástico da pandemia do novo coronavírus.

A Copa América de 2020 seria realizada para, além de encher os bolsos da Conmebol com mais um torneio, alinhar a competição à Eurocopa. Segundo a entidade que dirige o futebol sul-americano, o torneio passa a ser disputado de quatro em quatro anos, a parti de 2020 e seguindo assim sempre no mesmo ano que a Eurocopa, 2024, 2028 e assim por diante – algo que poderia ter sido feito só adiando a Copa América 2019 para 2020, mas é claro que a entidade quis fazer duas edições.

Há quatro anos, houve duas edições, mas só uma delas foi oficialmente a Copa América: a edição de 2015, disputada no Chile e quando o país andino conquistou o seu primeiro título. Em 2016, foi disputada a chamada Copa América Centenário, que teve a organização dividida entre Conmebol e Concacaf, com sede nos Estados Unidos. A Concacaf teve voz mais ativa no torneio naquela época, embora tenha sido chamada de Copa América Centenário para comemorar os 100 anos do torneio.

O Sul-Americano de 1916 foi o primeiro torneio continental da história do futebol. A Copa da Ásia foi criada em 1956 e é disputada desde então. A Copa Africana de Nações teve a sua primeira edição em 1957. A Eurocopa só foi criada pela Uefa em 1960.

Na América Central, havia duas confederações. A CCCF (Confederación Centroamericana y del Caribe de Fútbol), que reunia América Central e Caribe, teve o primeiro torneio em 1941. A outra Confederação era a NAFC (North American Football Confederation), que reunia além de Estados Unidos, Canadá e México, também Cuba, teve seu primeiro torneio em 1947 e também foi disputado em 1949, depois retomado em 1990 e em 1991 (já sem Cuba).

A Concacaf, fundada em 1961, passou a ter um torneio continental a partir de 1963. A Copa Ouro só surgiu com esse nome em 1991. A Copa das Nações da Oceania, a última das que começou a ser disputada, teve a sua primeira edição em 1973.