GOLEIROS

1 – Vincent Enyeama

31 anos, Lille-FRA

Protagonista de um duelo interessante contra Messi e a Argentina na Copa de 2010, evitando uma goleada e segurando o placar em apenas 1 a 0 para a Albiceleste, o goleiro Enyeama chega a mais uma Copa do Mundo como titular. Dono de ótimos reflexos e boas saídas de gol, o arqueiro foi o titular do Lille em todos os jogos da Ligue 1 na temporada e, sofrendo apenas 26 gols em 38 jogos, deu ao time o status de segunda melhor defesa da competição, atrás apenas do campeão PSG.

16 – Austin Ejide

Hapoel Be’er Sheva-ISR

Austin Ejide é o reserva imediato do goleiro Vincent Enyeama, embora essa condição possa estar em risco devido àquele gol contra suspeito no amistoso com a Escócia, jogo que tem sido alvo de acusações de esquema de apostas. Não é lá um goleiro tão seguro, e se por algum acaso Enyeama não puder jogar, a Nigéria terá problemas embaixo da meta.

21 – Chigozie Agbim

29 anos, Enugu Rangers

Agbim é a terceira opção para o gol da seleção nigeriana. Teve chance na seleção entre janeiro e fevereiro, na CHAN 2014, mas acabou criticado por suas atuações, tendo sofrido oito gols em cinco jogos.

DEFENSORES

2 – Joseph Yobo

33 anos, Norwich City-ING

O veterano Joseph Yobo pouco jogou na temporada pelo Norwich e, na seleção, também deverá principalmente no banco. Jogadas aéreas não são seu forte, sem falar que não tem tanta qualidade na saída de jogo. Tenta compensar essas deficiências com sua força física.

5 – Efe Ambrose

25 anos, Celtic-ESC

Zagueiro de origem, Ambrose é utilizado como lateral direito na seleção nigeriana, da qual é titular. No Celtic, da Escócia, em que também é titular, costuma atuar como zagueiro, aberto pela direita quando o esquema é de três jogadores. Tem qualidade no passe, joga de cabeça erguida e, forte, é um ótimo recurso defensivo para os Super Eagles. Em compensação, não apóia tanto o ataque.

6 – Azubuike Egwuekwe

24 anos, Warri Wolves

Egwuekwe é um zagueiro forte e que tem como principal característica sua alta estatura. Com 1,91m, naturalmente se destaca no jogo aéreo. Porém, não o bastante para que ganhe uma vaga na dupla de zaga titular. Costuma ser a primeira opção de substituição caso o setor defensivo precise ser reforçado ou caso algum dos titulares esteja pendurado.

12 – Kunle Odunlami

23 anos, Sunshine Stars

Odunlami é a última opção de reserva para a zaga da seleção nigeriana e dificilmente jogará na Copa do Mundo. Com apenas 23 anos, praticamente não jogou pelos Super Eagles, sendo convocado pela primeira vez no ano passado. É forte fisicamente e veloz, além de ter recursos em jogadas aéreas, sendo uma boa opção para bolas levantadas.

13 – Juwon Oshaniwa

23 anos, Ashdod-ISR

Com o corte de Echiejile da Copa do Mundo por causa de lesão, Oshaniwa pode ter recebido a chance de ser titular da lateral esquerda da Nigéria no Mundial. O jogador foi titular na derrota para os Estados Unidos no final de semana. Tem como ponto forte o apoio ao ataque, com velocidade e bons cruzamentos.

14 – Godfrey Oboabona

23 anos, Çaykur Rizespor-TUR

A não ser que algum problema físico o atrapalhe até a estreia, Oboabona deverá ser um dos titulares da zaga nigeriana. Foi assim nas Eliminatórias e nos últimos jogos realizados pelos Super Eagles. O jogador ganhou sua primeira chance na seleção com o próprio Stephen Keshi, em 2012, e desde então tem se consolidado na posição. Versátil, joga em qualquer lado da zaga e já foi até mesmo utilizado no meio de campo do clube que o revelou, o Sunshine Stars.

22 – Kenneth Omeruo

20 anos, Middlesbrough-ING

Zagueiro titular da seleção nigeriana, o jovem Kenneth Omeruo, que pertence ao Chelsea, mas jogou a última temporada emprestado ao Middlesbrough, virou dúvida Às vésperas da Copa do Mundo, com a lesão sofrida em treinamento na semana passada. Omeruo se posiciona bem, tem ótimo desarme e tem uma boa saída de jogo, preferindo passes curtos a dar um chutão.

MEIO-CAMPISTAS

3 – Ejike Uzoenyi

22 anos, Enugu Rangers-NGR

Meia-atacante pela esquerda, Uzoenyi pouquíssimo foi utilizado por Stephen Keshi na seleção nigeriana e vem para a Copa do Mundo na condição de reserva. Dificilmente terá oportunidade de entrar em campo. O trio de armação testado no último amistoso de data Fifa, que contou com Uchebo, Moses e Musa, foi todo substituído, mas Uzoenyi permaneceu no banco. Se ganhar uma chance, será na lateral esquerda, improvisado, já que foi chamado no lugar do titular Echiejile, fora da Copa por causa de uma lesão.

4 – Reuben Gabriel

23 anos, Waasland-Beveren-BEL

Chamado de “Yaya Touré nigeriano”, Reuben Gabriel é um volante defensivo forte, veloz e por isso comparado ao astro marfinense. Pouco jogou pelos Super Eagles e deverá ser a segunda ou terceira opção no banco de reservas. Transferido para o futebol belga em janeiro, atuou apenas em três partidas do Belgão pelo Waasland-Beveren.

10 – John Obi Mikel

27 anos, Chelsea-ING

Embora no Chelsea John Obi Mikel seja um meio-campista defensivo, na Nigéria atua com mais liberdade para atacar. É o jogador mais próximo do armador central, Moses, e responsável pela função de levar a bola da zaga ao ataque. Tem bom passe e, experiente, tem condições de tomar conta do ritmo de um jogo, cadenciando-o quando preciso. É discreto e não costuma fazer gols. No Chelsea desde 2006, por exemplo, fez seu primeiro gol na Premier League nesta temporada, apenas em seu 185º jogo na competição.

15 – Ramon Azeez

21 anos, Almería-ESP

Mesmo tão jovem, Ramon Azeez foi promovido ao time principal do Almería nesta temporada e foi titular em grande parte dela. Volante defensivo, o jogador quando pode também aparece na área adversária. Chuta relativamente bem de grandes distâncias e prefere sair jogando com passes curtos a buscar companheiros através de bolas longas. É reserva na seleção de Keshi e pouco atuou, portanto não parece ser a primeira opção para entrar no lugar de Mikel ou Onazi.

17 – Ogenyi Onazi

21 anos, Lazio-ITA

Mesmo tão jovem, Onazi parece ter tomado a posição de titular no meio de campo ao lado de Mikel. O volante também apareceu em parte considerável das partidas da Lazio no último Campeonato Italiano. Ganhou sua primeira chance na seleção com Stephen Keshi em outubro de 2012 e desde então foi se consolidando na equipe.

ATACANTES

7 – Ahmed Musa

21 anos, CSKA Moscou-RUS

Habilidoso, Ahmed Musa pode jogar tanto mais avançado, no ataque, quanto como ponta-esquerda, que é a posição em que mais atua. Titular da seleção nigeriana na Copa das Confederações no ano passado, o jogador não perdeu a condição e deverá estar na equipe durante o Mundial. Musa contribui com a marcação nos avanços do lateral direito adversário e tem bom passe, frequentemente usando seus dribles para se livrar do marcador e servir Emenike na grande área. Quando tenta ele mesmo finalizar as jogadas, não tem lá tanto sucesso.

8 – Peter Odemwingie

32 anos, Stoke City-ING

O experiente Odemwingie ficou 18 meses sem atuar pela seleção nigeriana, mas Stephen Keshi resolveu recorrer ao jogador para a Copa do Mundo. Como Ideye, que foi titular em alguns jogos das Eliminatórias, ficou fora da lista final e Uchebo, concorrente de posição, tem um histórico pequeno pela seleção, Odemwingie tem uma chance de conseguir a titularidade, tendo como pontos fortes o drible e a boa finalização a longa distância. Entretanto, a atuação fraca no amistoso contra os Estados Unidos no final de semana o deixou um pouco distante disso.

9 – Emmanuel Emenike

27 anos, Fenerbahçe-TUR

Emenike não foi titular durante toda as Eliminatórias, mas parece ter ganho esta condição nos últimos jogos dos Super Eagles. É bastante forte fisicamente e não restringe sua área de atuação apenas à grande área. Pelo Fenerbahçe, fez 12 gols no último Campeonato Turco. Chega em um bom momento para a Copa e talvez em seu auge físico. É um pouco esquentado, frequentemente arruma confusão, e isso pode ser um problema no Mundial.

11 – Victor Moses

23 anos, Liverpool-ING

Victor Moses pode jogar tanto pelo meio quanto pela ponta esquerda, mas no esquema de Stephen Keshi costuma atuar centralizado, atrás de Emmanuel Emenike. Tem bons recursos técnicos, mas contribui pouco com a marcação e não é lá tão bom com cruzamentos. Pouco jogou no período de empréstimo ao Liverpool, sendo reserva em grande parte da temporada, mas deverá ser titular dos Super Eagles na Copa do Mundo.

18 – Michel Babatunde

21 anos, Volyn Lutsk-UCR

Titular do Volyn Lutsk, Michel Babatunde é apenas mais uma das opções do banco de reserva na seleção nigeriana. Meia-atacante veloz e que gosta de aparecer dentro da área, o jogador, que costuma atuar pela ponta-esquerda, dificilmente terá oportunidade na Copa do Mundo, devido à forte concorrência no setor e às opções melhores à disposição de Keshi.

19 – Uche Nwofor

22 anos, Heerenveen-HOL

Uche Nwofor é uma boa opção do banco de reservas para o ataque nigeriano. O centroavante tem bastante velocidade, dribla bem e, embora seja um centroavante de origem, se movimenta muito bem pelos outros setores do campo, sobretudo as pontas.  Ainda assim, está atrás de outros atacantes do elenco e dificilmente terá uma chance na Copa.

20 – Okechukwu Uchebo

24 anos, Cercle Brugge-BEL

Apesar da boa estatura (1,94m), Uchebo atua aberto pela ponta-direita na Nigéria. Foi testado nos últimos amistosos e pode ter ganho a posição, formando um trio de armação ao lado de Moses e Musa. Além da surpreendente velocidade, outra característica importante do jogador é o potente chute com a perna direita. No amistoso contra a Escócia, acertou uma bela finalização de fora da área, no ângulo, por exemplo.

23 – Shola Ameobi

32 anos, Newcastle-ING

Há 14 anos no Newcastle, Shola Ameobi ganhou sua primeira oportunidade na seleção nigeriana apenas em 2012, com Stephen Keshi. O atacante pouco jogou pelos Magpies na temporada, anotou apenas dois gols no Campeonato Inglês, mas parece ter a simpatia do técnico dos Super Eagles, que o testou como titular no amistoso contra os Estados Unidos. Pode ser o reserva imediato de Emenike. É bom na bola aérea, mas pouco disciplinado.