Quem é quem: Coreia do Sul

Conheça os 23 jogadores da Coreia do Sul

GOLEIROS

1 – Jung Sung-Ryong

29 anos, Suwon Bluewings

O goleiro titular da Coreia do Sul assumiu a posição, no lugar Lee Woon-Jae pouco antes da Copa do Mundo de 2010 e jogou as quatro partidas da seleção na África do Sul. Também foi o camisa 1 na Olimpíada de Pequim, em 2008. Com o Sengonam, venceu a Liga dos Campeões da Ásia e atualmente atua no Suweon Bluewings.

21 – Kim Seung-Gyu

23 anos, Ulsan Hyundai

Pegador de pênaltis, Kim Seung-Gyu virou titular absoluto do Ulsan Hyundai apenas na temporada passada. Na seleção, também estreou há pouco tempo, contra o Peru, em agosto do ano passado. Jogou apenas mais quatro vezes desde então e está sendo preparado para assumir a camisa 1 no futuro.

23 – Lee Bum-Young

25 anos, Busan Ipark

Está no Busan Ipark desde o começo da carreira. Pela seleção sul-coreana, participou dos Jogos Asiáticos de 2010 e da Olimpíada de Londres, na qual defendeu um pênalti de Daniel Sturridge nas quartas de final e sofreu três gols do Brasil, na partida seguinte.

DEFENSORES

2 – Kim Changsoo

28 anos, Kashiwa Reysol-JAP

Rápido e bom no ataque, estreou pela Coreia do Sul, em 2009, e tem apenas oito partidas pela seleção no currículo. Participou das duas últimas Olimpíadas, mas só jogou em Londres-2012, quando foi um dos jogadores acima da idade máxima. No primeiro amistoso de preparação para a Copa do Mundo, contra a Tunísia, ficou no banco de reservas.

3 – Yun Sukyoung

24 anos, Queen Park Rangers-ING

Suas atuações nas Olimpíadas de Londres chamaram a atenção de clubes ingleses, e o Queens Park Rangers venceu a concorrência. No começo da temporada, foi emprestado ao Doncaster, mas voltou no final de dezembro após apenas três jogos. Atuou sete vezes pelo QPR na segunda divisão inglesa. Pelo menos, foi titular contra a Tunísia.

4 – Kwak Taehwi

32 anos, Al Hilal-SAU

Jogador do saudita Al Hilal, Kwak Taehwi é um dos mais experientes do elenco e tem qualidade no jogo aéreo, inclusive ofensivamente. Perdeu a Copa do Mundo de 2010 por causa de uma lesão na perna e, aos 32 anos, enfim tem a chance de disputar um mundial.

5 – Kim Young-Gwon

24 anos, Guangzhou Evergrande-CHN

Aos 24 anos, Kim Young-Gwon já tem um currículo bem extenso. Estreou na seleção sul-coreana em 2010 e já soma 20 partidas com a camisa do time nacional. Foi campeão da última Liga dos Campeões da Ásia pelo chinês Guanzhou Evergrande, do técnico campeão do mundo Marcelo Lippi, e chega ao Brasil com sua boa leitura de jogo para ser uma das peças mais importantes da defesa da Coreia do Sul.

6 – Hwang Seok-Ho

24 anos, Sanfrecce Hiroshima-JAP

Mais um jovem que foi medalha de bronze na Olimpíada de Londres. Hwang Seok-Ho chegou ao Sanfrecce Hiroshima em 2012 e já foi campeão japonês. Também disputou o Mundial de Clubes daquele ano, vencido pelo Corinthians.

12 – Lee Yong

27 anos, Ulsan Hyundai

Apesar de, pela idade, Lee Yong ser um dos jogadores mais experientes do elenco da Coreia do Sul, sua estreia na seleção aconteceu apenas no ano passado, em um amistoso contra a China, em julho. Não é nenhum Cafu, mas é sólido na lateral direita e caiu rapidamente no gosto do treinador Hong Myung-Bo porque já soma 11 partidas internacionais. Outro que foi campeão asiático pelo Ulsan Hyundai.

20 – Hong Jeong-Ho

24 anos, Augsburg-ALE

Seria o capitão dos sul-coreanos em Londres, mas machucou o joelho e não pode participar do torneio. Tornou-se o primeiro zagueiro sul-coreano a atuar na primeira divisão alemã ao assinar com o Augsburg, em agosto do ano passado. Foi titular apenas seis vezes na campanha do oitavo colocado.

22 – Park Joo-Ho

27 anos, Mainz-ALE

Depois de passar por alguns clubes japoneses, acertou com o Basel e foi bicampeão nacional. Está atualmente no Mainz, no qual apresenta suas qualidades ofensivas, já que fez a transição de meia que gosta de jogar pelos lados para lateral apenas há algumas temporadas, quando ainda defendia o time suíço.

MEIO-CAMPISTAS

7 – Kim Bo-Kyung

24 anos, Cariff City-GAL

Aos 20 anos, Kim Bo-Kyung foi convocado para a Copa do Mundo de 2010, mas não chegou a entrar em campo. Agora, mais experiente, o canhoto que pode jogar pelos lados do meio-campo ou pelo centro deve ganhar ao menos alguns minutos no time asiático. Participou dos últimos oito amistosos que a Coreia do Sul realizou desde o começo da temporada, em setembro, três como titular. Também fez 21 partidas desde o início pelo Cardiff City, lanterna do Campeonato Inglês, e marcou um gol, no Manchester United.

8 – Ha Daesung

29 anos, Beijing Guoan-CHN

Ha Daesung tem o pulmão necessário para correr sem parar pelo meio-campo e sua dedicação valeu a braçadeira de capitão na Copa da Ásia de 2013, o primeiro torneio internacional do técnico Hong Myung-Bo no comando da seleção sul-coreana. Foi campeão nacional pelo Seul, também como capitão.

9 – Son Heung-Min

21 anos, Bayer Leverkusen-ALE

Heung-Min é especial em vários aspectos. Aos 21 anos, já tem 24 partidas pela seleção. Joga no forte Campeonato Alemão e foi o primeiro jogador sul-coreano a marcar três vezes na Bundesliga, contra o Hamburgo, seu ex-clube. O Bayer Leverkusen gastou quase R$ 47 milhões para contratá-lo, no começo da última temporada, e ele correspondeu com 12 gols na temporada, uma boa marca para um meia-atacante. Foi titular em sete dos últimos oito amistosos da seleção sul-coreana.

13 – Koo Jacheol

25 anos, Mainz-ALE

A grande vantagem de ter Koo Jacheol no elenco em uma Copa do Mundo é que o jogador de 25 anos pode atuar em todas as posições, ofensivas ou defensivas. E ele mantém uma boa média de gols pela seleção sul-coreana: 12 em 36 partidas, uma bola na rede a cada três jogos. Capitão na Olimpíada de Londres, chegou à Alemanha pelo Wolfsburg e passou também pelo Augsburg antes de aterrissar no Mainz.

14 – Han Kook-Young

24 anos, Kashiwa Reysol-JAP

Está a menos de um ano defendendo a seleção sul-coreana principal, mas foi à Olimpíada de Londres, onde passou por uma grande decepção ao sofrer uma lesão e não conseguir terminar o torneio. Mais defensivo, não tem a força física que geralmente vemos em alguns volantes, mas tenta compensar com velocidade e tempo de bola.

15 – Park Jong-Woo

25 anos, Guangzhou R&F-CHN

Park Jong-Woo também tem características mais defensivas no meio-campo, tanto que oferece a opção de ser utilizado como zagueiro ou lateral. É bom de bola parada e economiza pouco a força quando tenta desarmar os adversários.

16 – Ki Sung-Yueng

25 anos, Sunderland-ING

Outro sul-coreano que se destaca pela bola parada. Armador, chegou à Grã-Bretanha para atuar pelo Celtic, da Escócia, passou pelo Swansea, do País de Gales, e atualmente é jogador do inglês Sunderland. Não fez uma Premier League ruim na última temporada. Em um clube que brigou contra o rebaixamento desde a primeira rodada, foi 25 vezes titular, marcou três gols e deu três assistências.

17 – Lee Chung-Young

25 anos, Bolton-ING

Lee Chung-Young também atua no futebol inglês. Está no Bolton desde 2009 e conseguiu salvar o clube de um rebaixamento, mas não de todos. Depois de uma séria lesão na perna, voltou a atuar pelo clube e pela seleção. Rápido, atua melhor pelos lados do campo.

ATACANTES

10 – Park Chu-Young

28 anos, Watford-ING

O nome de Park Chu-Young é o mais conhecido da seleção sul-coreana, e não é à toa. Está prestes a disputar sua terceira Copa do Mundo, aos 28 anos. Teve algumas boas temporadas pelo Monaco, da França, antes de acertar com o Arsenal, mas Arsène Wenger nunca o deu muitas chances. Foi duas vezes emprestado: ao Celta de Vigo e ao Watford, seu último clube, pelo qual atuou muito pouco na última edição da segunda divisão. A sua falta de ritmo de jogo deve preocupar Hong Myung-Bo.

11 – Lee Keun-Ho

29 anos, Sangju Sangmu

Está na seleção sul-coreana desde 2007, quando ainda era uma jovem revelação do Daegu, a caminho de fazer carreira no Japão. Ganhou o prêmio de melhor jogador asiático em 2012, quando levou o Ulsan Hyundai ao título da Liga dos Campeões do continente. Destaca-se pelo posicionamento, nem tanto pela técnica com a bola nos pés.

18 – Kim Shin-Wook

26 anos, Ulsan Hyundai

Kim Shin-Wook já foi o melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano e também fez parte daquele time do Ulsan Hyundai que foi campeão continental. Era zagueiro até chegar ao clube, em 2009, e ser adiantado ao ataque. Parece que aprendeu a fazer gols porque marcou 19 na última temporada da K-League.

19 – Ji Dong-Won

23 anos, Borussia Dortmund-ALE

Ji Dong-Won fez passou alguns anos revezando-se entre o Sunderland e o Augsburg. Contratado pelo time inglês, foi emprestado duas vezes ao alemão antes de o seu contrato acabar. Embora nunca tenha realmente brilhado na Inglaterra ou na Alemanha, o Borussia Dortmund viu potencial no seu futebol, tanto que o contratou para a próxima temporada. Seu grande momento na seleção sul-coreana foi na Copa da Ásia de 2011, quando fez quatro gols e duas assistências em seis partidas.