Confira a lista de convocados à Seleção para os jogos contra Venezuela e Uruguai

Tite realizou mais uma convocação da seleção brasileira nesta sexta-feira, visando os próximos compromissos pelas Eliminatórias. O Brasil enfrenta a Venezuela no dia 13 de novembro, em São Paulo, antes de pegar o Uruguai no dia 17, em Montevidéu. E a lista repete basicamente os nomes já chamados para o início da campanha em outubro. As principais novidades são os retornos de Vinícius Júnior, Arthur e Éder Militão, bem como de Alisson e Gabriel Jesus, estes recuperados de lesão.

Alisson está na fase final de recuperação por sua lesão no ombro. O caso é parecido com o de Gabriel Jesus, ausente do Manchester City neste início de temporada, mas que também deve retornar à equipe ao longo do próximo mês. As demais escolhas são técnicas. Éder Militão também voltou do departamento médico e jogou como titular do Real Madrid nas duas últimas partidas; Arthur não ganhou a posição de titular na Juventus ainda, mas vem sendo usado ocasionalmente; e Vinícius Júnior se destaca com o Real Madrid, apesar do mau começo de temporada dos merengues.

Para que os cinco nomes fossem incluídos, Tite deixou de fora: o goleiro Santos, o zagueiro Felipe, o meio-campista Bruno Guimarães, o ponta Rodrygo e o centroavante Matheus Cunha. O treinador indica a preferência por observar alguns dos novos testados em detrimento de outros jogadores que ficaram na reserva durante a última Data Fifa. Vinícius Júnior vira uma alternativa a Rodrygo, por exemplo, enquanto Bruno Guimarães perde a vez depois de Douglas Luiz assumir a posição de titular no meio-campo.

“Esses jovens são questão de processo, de maturidade em seus clubes. Eles dependem do melhor momento, do grau de confiança que vão ganhando. Por isso vou ter essa utilização por vezes do Vinicius, do Rodrygo, do Bruno Guimarães… Esses jogadores todos vão ter questões em cima dessa ascensão, consolidação de desempenho”, declarou Tite, ao ser perguntado sobre o revezamento destes jovens. Bruno Guimarães, Rodrygo e Matheus Cunha foram remanejados à convocação da seleção olímpica à Data Fifa, em compensação.

Abaixo, a lista completa:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Laterais: Danilo (Juventus), Gabriel Menino (Palmeiras), Alex Telles (Manchester United) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Rodrigo Caio (Flamengo) e Thiago Silva (Chelsea);

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Arthur (Juventus), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool) e Philippe Coutinho (Barcelona);

Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vinícius Junior (Real Madrid).