A contratação de David Luiz pegou todo mundo de surpresa. O zagueiro brasileiro não passa pela sua melhor fase e foi muito bem vendido para o Chelsea, que aceitou pagar um bom caminhão de dinheiro para trazê-lo de volta a Stamford Bridge. Antonio Conte não foi um dos surpreendidos. O técnico italiano está confiante que conseguirá tornar David Luiz um dos melhores zagueiros do planeta.

LEIA MAIS: Lucas Piazon critica a política do Chelsea de comprar e emprestar jogadores: “Não faz sentido”

O italiano cita sua passagem pela Juventus, quando estabeleceu Chiellini, Bonucci e Barzagli como o trio de defesa titular da Juventus. O primeiro sempre foi considerado um grande zagueiro, mas a evolução dos outros dois – especialmente Bonucci – foi realmente impressionante. Evidentemente, o trabalho de Allegri a partir de 2014 também teve influência nisso.

“Aos 29 anos, ele (David Luiz) está em uma idade fantástica para se tornar um dos melhores zagueiros do mundo”, afirmou Conte. “Você sempre pode melhorar e estou vendo muito comprometimento nele. Ele quer jogar pelo Chelsea. É uma ótima oportunidade para ele melhorar. Repito: ele tem boas características para se tornar um fantástico zagueiro. E eu tenho a responsabilidade de melhorá-lo nesses aspectos. Se acham que ele perde a concentração durante o jogo, não ficarei feliz, mas minha tarefa é melhorá-lo nesse aspecto. Quero trabalhar com ele. David é um jogador maduro, mas, se precisa melhorar, estou aqui para isso”.

Quando Conte chegou à Juventus, em 2011, Chiellini já era um zagueiro estabelecido no time titular, mas Bonucci havia chegado a uma temporada do Bari, e Barzagli foi contratado do Wolfsburg. “É importante lembrar que, quando comecei na Juventus, com Chiellini, Bonucci e Barzagli, a defesa concedia muitos gols. Eu me lembro disso. Antes da minha chegada, as pessoas diziam: ‘Eles não são bons’. Mas, quando comecei a trabalhar com eles, encontrei muito comprometimento e atitude. Agora, estamos falando de três dos melhores zagueiros do mundo”, vangloriou-se. “Eu vejo David Luiz com qualidades entre Bonucci e Barzagli. Ele tem boa técnica e boa personalidade, como Bonucci, e gosta de jogar futebol. Também vejo um bom potencial físico, como o de Barzagli”.

Em seus primeiros contatos com David Luiz, Conte afirma que gostou da personalidade do jogador e quer que ele a transfira para dentro de campo. “Trabalho com ele há apenas seis dias, mas minha primeira impressão é de um cara positivo. Ele está sempre sorrindo e isso é bom. Lida com a vida da maneira certa. E quando começamos a trabalhar, trabalhamos. É importante ter jogadores com boa personalidade no time”, afirmou. “Nós sabemos que David pode melhorar em situações defensivas, mas estou muito feliz que ele está aqui”.