A Conmebol anunciou que os jogos da Libertadores marcados para a semana de 15 a 21 de março estão suspensos. A medida, em princípio, vale apenas para estas próximas partidas e não afeta os jogos desta quinta-feira, como o clássico entre Grêmio e Internacional.

Entre os duelos suspensos, estão Santos x Olimpia, São Paulo x River Plate, Internacional x América de Cali, Bolívar x Palmeiras, Universidad Católica x Grêmio e Independiente Del Valle x Flamengo.

Na última quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia (quando a doença está presente em diversos continentes com transmissão sustentada entre pessoas) do novo coronavírus, causador do COVID-19, com 127 mil casos confirmados globalmente e 4,7 mil mortes, segundo levantamento da universidade americana John Hopkins.

Pouco a pouco, ligas e campeonatos ao redor do mundo estão suspendendo suas agendas ou apenas determinando jogos com portões fechados – processo que você pode acompanhar neste mapa publicado pela Trivela

A Conmebol também informou que recebeu resposta da Fifa confirmando que as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, programadas para o fim deste mês, estão suspensas.

A Fifa prometeu manter contato com a Conmebol para encontrar novas datas para essas partidas, e a entidade sul-americana afirmou que os ajustes ao calendário da Libertadores serão realizados semana que vem.

“Lamentamos os inconvenientes que esta suspensão pode causar, mas consideramos que neste momento a prioridade é salvaguardar a saúde de toda a família do futebol sul-americano”, afirmou a Conmebol, em seu comunicado sobre a suspensão da Libertadores.

.