A Conmebol confirmou uma edição extra da Copa América para 2016. O torneio servirá para comemorar o centenário da entidade e será realizado nos Estados Unidos. Dezesseis seleções participarão da disputa, dez delas da América do Sul e outras seis da Concacaf – mexicanos, americanos e os outros quatro melhores colocados do da Copa Ouro de 2015.

“Em julho de 2016 a Conmebol completará seu primeiro século de vida e, para se comemorar com a pompa que se merece, os presidentes das associações decidiram realizar um torneio de seleções de toda América”, declarou a entidade, em nota oficial.

A possibilidade de unificação da Copa América começou a ser planejada em fevereiro. Quatro meses depois, representantes da Conmebol se reuniram com Jeffrey Webb, presidente da Concacaf. Na época, além dos Estados Unidos, o México também era vislumbrado como país-sede.

A criação do novo torneio não deve alterar o calendário da Copa América. A próxima edição está marcada para 2015, no Chile, na qual México e Japão são as seleções convidadas. Já o torneio de 2019 terá o Brasil como sede.