A Conmebol definiu no começo da noite desta quarta-feira o sorteio das chaves da Copa Libertadores 2007. Entre os brasileiros, o campeão Internacional caiu em um dos grupos mais difíceis, ao lado do Nacional, do Uruguai, e do Emelec, do Equador. O terceiro adversário virá do confronto entre Vélez Sarsfield e Danubio, do Uruguai.

Já o São Paulo, campeão em 2005, caiu num grupo menos pesado, o 2, ao lado de Audax Italiano (Chile) e Alianza Lima (Peru). A maior preocupação pode ser o terceiro adversário, um clube mexicano ainda não definido.

O grupo 5 é o mais interessante para os brasileiros, pois são grandes as chances de o cabeça-de-chave Flamengo ter a companhia do Paraná Clube, que enfrenta o Cobreloa, do Chile, na fase preliminar. Caso os paranaenses não avancem, o confronto contra os chilenos será uma reedição da decisão de 1981, quando os cariocas levaram o título.

No grupo 3, o Grêmio só conhece um de seus adversários, o Cerro Porteño (Paraguai). O segundo virá da Colômbia e o terceiro do vencedor do confronto entre Deportivo Táchira e outra equipe colombiana.

A exemplo do Paraná, o Santos precisará superar o Blooming para chegar à fase de grupos. Se superar a equipe boliviana, entrará no grupo 8, ao lado de Gimnasia (Argentina), Defensor (Uruguai) e Deportivo Pasto (Colômbia).

O leitor encontrará mais informações e uma análise mais aprofundada dos grupos da Libertadores no sábado, na coluna Sudamérica.

Veja como ficaram os grupos

Grupo 1: Banfield (ARG), Libertad (PAR), El Nacional (EQU) e Ganhador 6
Grupo 2: São Paulo, Audax Italiano (CHI), Alianza Lima (PER) e México 2
Grupo 3: Grêmio, Cerro Porteño (PAR), Colômbia 2 e Ganhador 3
Grupo 4: Internacional, Nacional (URU), Emelec (EQU) e Ganhador 2
Grupo 5: Flamengo, Real Potosí (BOL), Unión Maracaibo (VEN) e Ganhador 5
Grupo 6: River Plate (ARG), Colo Colo (CHI), Caracas (VEN) e Ganhador 4
Grupo 7: Boca Juniors (ARG), Bolívar (BOL), Peru 2 e Toluca (MEX)
Grupo 8: Gimnasia (ARG), Defensor (URU), Deportivo Pasto (COL) e Ganhador 1

Veja os confrontos da fase preliminar

Jogo 1: Santos x Blooming (BOL)
Jogo 2: Vélez Sarsfield (ARG) x Danubio (URU)
Jogo 3: Colômbia 3 x Deportivo Táchira (VEN)
Jogo 4: Tacuary (PAR) x Liga de Quito (EQU)
Jogo 5: Paraná x Cobreloa (CHI)
Jogo 6: México 3 x Sporting Cristal (PER)