A Conmebol confirmou nesta sexta-feira as datas em que a Libertadores e a Copa Sul-Americana voltarão. O cenário ainda é bastante incerto no continente, com diversos países sem conter a pandemia de coronavírus. Ainda assim, a entidade determinou quando a bola rolará novamente em suas principais competições. O recomeço da Libertadores acontecerá em 15 de setembro, enquanto a Sul-Americana ficará para 27 de outubro. A confederação também elaborou um protocolo para viagens e partidas, que deverá ser seguido por todos os clubes.

Segundo a Conmebol, tanto a Libertadores quanto a Sul-Americana não passarão por alterações no formato. Os torneios seguirão normalmente a partir de onde pararam. A entidade, entretanto, concede que os clubes poderão atuar fora de sua cidade ou de seu país por causa da pandemia. Para tanto, deverão comunicar antecipadamente, atendendo ao regulamento. “Com a aplicação rigorosa e responsável das disposições sanitárias por todos os atores, se concretizará a volta do futebol, sempre cuidando da saúde de todos”, pontua a confederação.

A Libertadores volta logo após a Data Fifa de setembro. As rodadas 3, 4 e 5 se concentrarão até o final do mês, enquanto a sexta rodada ocorrerá após a Data Fifa de outubro. O sorteio dos mata-matas ficou para 24 de outubro. Ainda haverá uma pausa de um mês, com oitavas e quartas de final acumuladas em quatro semanas seguidas, de 25 de novembro a 16 de dezembro. A Libertadores entra em recesso às festas de final de ano e volta em janeiro, com a semifinais na primeira quinzena e a decisão em três datas possíveis – 23, 24 ou 30 de janeiro.

A Sul-Americana, por sua vez, realiza o sorteio em 24 de outubro. Terá suas próximas partidas da segunda fase antes da Data Fifa de novembro e, depois da pausa internacional, retorna com oitavas e quartas de final até dezembro. Como a Libertadores, será respeitado um recesso às festas de final de ano, com as semifinais na primeira quinzena de janeiro e a decisão possível nas mesmas três datas – 23, 24 ou 30 daquele mês. Não há qualquer confirmação sobre as sedes das finais únicas, a princípio Maracanã e Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba.