Football Manager é um dos jogos mais viciantes que existem no mundo, especialmente se você é um grande fã de futebol. E o Football Manager 2020 está prestes a chegar, com lançamento previsto para novembro. No fim de agosto, mostramos como aconteceu a miragem do Football Manager 2020 ter aparecido para vendas no Brasil, mas retirado logo em seguida. Na última semana, a Sports Interactive apresentou novas funções do jogo em relação à edição passada e explicamos aqui cada um deles.

Visão do clube

Uma das novidades do FM 2020 será a Visão do Clube, que será bastante detalhada. Seguir a expectativa da diretoria já era uma parte importante do trabalho de técnico no jogo, mas agora haverá um detalhamento em diversas áreas e será um acompanhamento mais constante, não apenas ao final da temporada.

Visão do Clube, uma novidade do FM 2020.

As expectativas da diretoria já eram diferentes clube a clube, mas passarão a ser ainda mais personalizadas com a possibilidade de metas mais detalhadas. Serão três divisões da visão: cultura do clube; em andamento; e, por fim, um plano de cinco anos (este aqui que jamais um clube brasileiro irá cumprir, convenhamos). Em cada um deles, haverá objetivos com níveis de importância diferente, variando de diretoria para diretoria.

Na cultura do clube, a diretoria pode estabelecer metas de transferências, como na foto abaixo que a diretoria do Watford quer contratações de jogadores de até 20 anos, ou pode também estabelecer um estilo de jogo. A cultura do clube terá um peso grande, quase tanto quanto cumprir as expectativas da temporada.

O planejamento de cinco anos estabelece planos temporada por temporada. Em diretorias mais ambiciosas, a ideia será aumentar o status do clube, enquanto diretorias menos ambiciosas podem querer apenas manter um status alcançado. Um exemplo dado pela Sports Interactive é se você for um clube de segunda divisão e o objetivo, ao final dos cinco anos, é conseguir vaga em competições europeias. Sendo assim, os objetivos seriam algo como: subir de divisão na primeira temporada; permanecer na primeira divisão na segunda temporada; se estabelecer na liga na temporada seguinte; finalmente, conquistar uma vaga para competição europeia na quinta temporada.

Os objetivos em andamento são tarefas que precisam ser cumpridas enquanto técnico, como por exemplo usar as categorias de base e desenvolver jogadores, ou conseguir grande lucro em transferências, ou mesmo trabalhar com um orçamento pré-definido e não sair dele. Algumas dessas tarefas podem fazer parte da cultura do clube também, e assim influenciam bastante. O nível de importância de cada tarefa varia, podendo ir de “requerido”, passando por preferido” a “favorecido”.

Tudo isso poderá ser negociado com a diretoria quando acaba a temporada, mas também quando aceita um novo trabalho. Você poderá sugerir antecipar objetivos, ou atrasá-los. Poderá também incluir sugestões suas, como classificar a uma competição europeia, ou conseguir grande lucro com transferências. Como sempre, se você não cumpre os objetivos, ficará em maus lençóis com a sua diretoria.

“Suas visões de clube são dinâmicas e irão mudar à medida que você progride no jogo. Atingir um período de sucesso sustentado e atingir seus objetivos cedo pode levar a diretoria a estabelecer objetivos mais ambiciosos nas temporadas seguintes. Você também receberá novos objetivos quando vai para um novo clube que está contextualizado para aquela cultura de clube e posição dentro do mundo do futebol. Isso ajuda a manter os saves de longa duração como novos e garante que você será desafiado para onde quer que decida se mudar”, diz a Sports Interactive sobre a mudança.

Um ponto interessante nessa mudança é que quando você se torna conhecido por um estilo de jogo específico no seu clube, você será conhecido no mundo como alguém mais atraente para uma diretoria que tem esse particular estilo de jogo como parte da sua cultura dentro da Visão de Clube. Isso pode significar que você ganha a preferência em relação a outros candidatos mais experientes, mesmo que você esteja trabalhando em uma liga inferior, e te fazer superar os concorrentes.

A Visão do Clube estará presente na avaliação contínua que a diretoria fará do trabalho do técnico, com notas para cada um dos pontos, detalhadamente, o que te permitirá trabalhar de forma mais direta nisso. É um nível de detalhe bastante maior do que nas edições anteriores e cria um relacionamento com a diretoria que é muito mais profundo e detalhado. Isso permite mais negociação entre o técnico e a diretoria, o que, segundo a SI, irá ajudar a dar vida nova mesmo em saves mais longos, adaptando estilos e modo de jogar.

Centro de desenvolvimento

A Sports Interactive também anunciou uma mudança grande na gestão de categorias de base. Agora chamado de Centro de Desenvolvimento, ficará em um item do menu chamado “Desenvolvimento”, que use todas as categorias de base e os chamados times reservas, nos países onde existir essa categoria. Lá, é possível ter uma visão geral do desenvolvimento, com mais controle sobre quais jogadores estão se desenvolvendo melhor, quais estão mais próximos de jogar no time principal e quais precisam de atenção.

Nesse aspecto, a sua comissão técnica será muito importante, porque serão eles que te trarão relatórios sobre os jogadores, incluindo novos cargos de comissão técnica. A ideia é que ficará mais fácil avaliar os jogadores e o desenvolvimento dos jogadores, também avaliando quais impactos tem seus investimentos em equipe para trabalhar com a base e mesmo infraestrutura.

Uma das novidades é poder avaliar todos os jogadores por empréstimo em uma só tela, vendo quais deles estão conseguindo jogar e quais não. Antes, era possível avaliar apenas entrando no perfil de cada um, com relatórios individuais. Agora, será possível uma análise em uma só tela, de forma a facilitar o trabalho do técnico e saber quais poderão ser aproveitados no time principal em um futuro próximo.

Centro de Desenvolvimento no FM 2020 (divulgação)

Há uma mudança também nas fornadas de jogadores jovens que chegam anualmente no clube. Como quem joga já sabe, há uma data no calendário que chegam novos jogadores nas categorias de base do clube. Agora, será possível analisar previamente quais os jogadores devem aparecer na sua categoria de base, de forma a se preparar não só para o nível dos jogadores, mas também quais as posições que estarão mais bem cobertas. Você consegue ver onde o time precisará se reforçar e onde poderá buscar nomes nas categorias de base.

Assim como acontece sempre no Football Manager, a Sports Interactive garante que é possível ter uma abordagem tanto integral, participando e decidindo tudo, o que eles chamam de “hands on”; ou deixar nas mãos da sua comissão técnica, que te trará relatórios quando acharem relevante e que te permite acompanhar de forma mais distante para guiar o desenvolvimento dos jogadores.

Melhorias gráficas

Jogadores terão melhoria gráfica no FM 2020 (divulgação)

Assim como em anos anteriores, a Sports Interactive garante mais melhorias no sistema 3D, com gráficos mais realistas. “Nossos modelos humanos neste ano representam uma melhoria significativa do FM19. Nós retrabalhamos o modelo-base para tornar mais realista, com mais profundidade que nos anos anteriores. O modelo agora tem uma anatomia mais realista e estrutura óssea que resultam em uma aparência mais parecida com a vida real”, diz o comunicado da SI.

Foram melhorados também os uniformes usados pelos clubes, com um novo software que promete que o caimento das roupas será mais realista nos jogos em 3D, funcionando de modo mais próximo à vida real. O mesmo sistema de texturas melhoradas foi aplicada também aos uniformes dos árbitros. O visual dos treinadores também foi melhorado, ganhando mais detalhes, desde botões na camisa a sapatos com laços. A roupa usada pelos técnicos também tem aparência mais realista.

Técnicos também terão visual melhorado no FM 2020 (divulgação)

Em campo se verá diferença também nos estádios, que foram melhorados para representarem melhor a realidade. Os gramados serão mais afetados por condições climáticas, como por exemplo formação de lugares com lama na chuva, ou partes do campo que ficam mais secas ao longo do jogo em clima de sol. Também haverá interferência visual quando os jogadores derem carrinhos na chuva, por exemplo.

A desenvolvedora promete também melhorar a iluminação dentro do jogo. Com isso, teremos mais luz e sombras nos estádios, tanto por estruturas, quanto por jogadores. Isso é algo que será preciso ver em ação para, efetivamente, sentir as mudanças.

Comissão técnica

Mais conselhos da comissão técnica no FM 2020 (divulgação)

A comissão técnica do FM20 promete ter um papel maior para você como técnico. Segundo a desenvolvedora, um dos aspectos que foi mais conversado com pessoas que trabalham no futebol para melhorar o jogo foi a colaboração dentro da comissão técnica para, por exemplo, escolher quais jogadores serão escalados em uma partida. Por isso, o FM20 terá uma nova tela de seleção de jogadores, com conselhos e avaliações em cada um deles.

Os membros da sua comissão técnica te trarão diversas informações relativas aos jogadores que você escolheu, como por exemplo a fase, a adequação ao papel tático, a habilidade do jogador e informações importantes, com conselhos detalhados. A sua comissão propõe uma escalação e você pode aceitar todas as sugestões, algumas ou nenhuma delas. E você poderá ver os conselhos de cada um dos membros da comissão técnica.

Os conselhos estarão disponíveis em mais lugares, como na área de seleção tática. É possível selecionar cada pedaço do campo para ver o que a sua comissão técnica fala sobre problemas ou qualidades do time ali. Isso te permite controlar melhor os problemas do time e tentar lidar com cada uma das questões de forma mais detalhada.

Serão incluídas mais funções de comissão técnica, como diretor técnico. E serão mais funções, o que permitirá, também, aumentar a delegação de tarefas. Ou seja: você pode focar naquilo que gosta, designar sua comissão técnica para trabalhar em aspectos específicos, que trarão para você em relatórios. O diretor técnico, por exemplo, dará conselhos sobre diversos aspectos do clube, desde desenvolvimento de comissão técnica a análise de objetivos do clube. Ele pode indicar melhores membros da comissão técnica, ou cursos para poder melhorar os profissionais que estão lá.

Conselhos da comissão técnica dentro da área tática (divulgação)

Outro cargo que foi criado é o Chefe de Desenvolvimento de Jogadores. Este profissional será destacado como responsável por analisar o desenvolvimento dos jogadores da sua base para poder te trazer mais informações e te munir com dados para trabalhar melhor nisso. Esse profissional poderá te recomendar aqueles jogadores que podem se beneficiar com um empréstimo a outro clube, por exemplo.

O papel da comissão técnica será, segundo a SI, maior do que nunca, o que te permitirá ter uma gama maior de informações, ao mesmo tempo que pode delegar mais tarefas. Tudo isso parece algo interessante de se ver como se desenvolve.

Caminho de tempo de jogo

Com as mudanças no desenvolvimento de jogadores da base, também será possível estabelecer um caminho de desenvolvimento para os jogadores no time principal. Ou seja, será possível estabelecer algo que permite ao jogador saber quais os seus planos para ele, de forma a planejar desde a saída da base até se tornar um titular importante do time. E, claro, esse planejamento vale também para estrelas contratadas.

É possível fazer um plano de carreira para o jogador no FM 2020 (divulgação)

Quando for renovar o contrato de um jogador ou tentar contratá-lo, você poderá estabelecer planos de longo prazo para o jogador. Por exemplo, dizer que ele será reserva no primeiro ano, entrará mais no segundo e planeja que ele seja a estrela do time dali dois anos. E, como tudo, isso é dinâmico e os acontecimentos podem mudar isso – tanto do seu lado, tendo que diminuir ou aumentar as expectativas em relação a um jogador, quanto de outro lado, tendo que estender ou mesmo mudar o papel que um jogador estava planejado para fazer. E tudo isso influencia tanto na relação com o jogador quanto com o elenco em geral.

Esse tipo de planejamento visa ajudar a alcançar os objetivos de longo prazo dentro da visão do clube, ao mesmo tempo que se integra com o centro de desenvolvimento. O planejamento do elenco ajuda nesse aspecto e dá mais opções. É preciso ver como cada um desses aspectos será personalizável – já que renovação de contrato com tantos detalhes precisará de muitos conselhos da sua comissão técnica para não criar um peso na hora de jogar. Veremos como funciona a dinâmica.