O mercado editorial brasileiro possui uma evidente lacuna quanto às revistas de futebol. Há algumas iniciativas bacanas atualmente, sobretudo produzidas de maneira independente, mas também sobra espaço para novidades. E, neste sentido, aproveitamos para dar as boas-vindas à ‘Revista contrAtaque! F.C’. A publicação anual leva o selo da Dolores Editora (antiga No Barbante) e seu primeiro volume terá 188 páginas, com 27 colaboradores de qualidade O material é organizado por Lúcio Branco, diretor do documentário “Barba, Cabelo & Bigode”, e se volta principalmente à cultura do futebol.

A revista inclui artigos, ensaios e crônicas, conforme revela a Dolores Editora: “Fala-se de futebol nos tempos da ditadura civil-militar de 1964, clientelização das torcidas, futebol de várzea, racismo nos gramados e nas arquibancadas, futebol feminino x machismo na CBF e na sociedade, oposição à transfobia no universo da bola, Democracia Corinthiana, futebol nas ocupações urbanas, imprensa esportiva na sua relação com os modos de torcer, a midiática e marqueteira rivalidade Maradona x Pelé, a desobediência civil de Reinaldo à ditadura no período Geisel, o fenômeno egípcio Mohammed Salah, a trajetória do zagueiro e militante catalão Oleguer Presas, a cultura casual das torcidas europeias e por aí vai!”.

É possível adquirir a contrAtaque! F.C. através do Clube Molotov – que você pode acessar por este link. A revista custa R$39,20, em preço promocional que seguirá disponível até 25 de novembro. Depois disso, o valor sobe para R$44,10. O lançamento acontecerá em São Paulo, no início de dezembro.

Gostou? Apoie! A promessa é de um excelente conteúdo.