Para quem gosta do futebol bem escrito, o Ludopédio é um site obrigatório. A página traz um conteúdo riquíssimo, com estudos, crônicas, entrevistas, reportagens e outros tantos materiais de primeira linha. E, nesta semana, o Ludopédio lançou a campanha ‘Vista a Camisa 10’, o projeto de financiamento coletivo do site e também de sua recém-criada editora.

Através do auxílio ao Ludopédio, você contribui à produção e à divulgação científica sobre futebol, no maior acervo digital de futebol da América Latina. O dinheiro é fundamental para manter o conteúdo independente e gratuito, com destaque à biblioteca digital. Os apoiadores recebem diversos benefícios conforme a faixa de contribuição, de livros a descontos na loja do Ludopédio FC.

“O Ludopédio nasceu como um projeto inédito de jovens abnegados pesquisadores com o intuito de construir um ponto de encontro de estudiosos capaz de fomentar a divulgação e a produção científica sobre o futebol. Depois de uma década de trabalho, com alguns percalços e muitas conquistas, lançamos hoje nosso financiamento coletivo”, destaca a campanha.

“Para manter o denso, diverso e dinâmico fluxo de produção e divulgação do nosso conteúdo, precisamos do apoio da melhor comunidade de amantes e estudiosos do futebol.  Com o financiamento será possível mobilizar a equipe para uma dedicação plena ao Ludopédio e ter mais fôlego para fortalecer e expandir os novos projetos, como a Editora, nosso canal do Youtube e tantas outras novidades que planejamos em 2020″, enfatizam ainda.

Outra boa novidade é a Editora Ludopédio, que publicará os seus próprios livros boleiros. A estreia acontece com o ‘Democracia Fútbol Club: O jogo de bola além das quatro linhas’, de Roberto Jardim, que retrata diversos personagens que usaram sua história no futebol como ferramenta política. Craques como Obdulio Varela, Sócrates, Lilian Thuram, Reinaldo, Eric Cantona e Afonsinho estão presentes nos capítulos.

Na carta de apresentação da editora, o Ludopédio destaca: “Sonho antigo do Ludopédio, a editora nasce da missão que traçamos de levar o conhecimento para fora dos muros das universidades, ao longo da última década. E, neste momento, estamos prontos para entrar em campo e viabilizar a publicação de monografias, dissertações e teses, que tanto carecem de apoio”.

O objetivo é fomentar a literatura de futebol e também a divulgação científica sobre o esporte. E a quem quiser publicar seu livro sobre o assunto, o Ludopédio está aberto a abraçar novas ideias – seja com viés acadêmico, jornalístico ou de ficção. “Se você tem um trabalho de conclusão de curso, Mestrado, Doutorado, da época e do tema que for; se escreveu um artigo, publicou um post, reportagem, curto ou longo; rascunhou um argumento literário, tem crônica, conto; não importa – ou melhor, importa! Estamos curiosos para saber o que está na gaveta, loucos para colocar a mão na massa”, declaram.

Por fim, fica a dica da loja do Ludopédio, onde você pode encontrar diversos livros sobre futebol, não só da editora, incluindo alguns lançamentos. Através das compras, você também contribui ao projeto.