ConcacafMéxicoMLS

Liga MX e MLS anunciam parceria, criam duelo entre os campeões e jogo das estrelas entre as ligas

A MLS e a Liga MX anunciaram nesta terça-feira uma parceria que cria uma Supercopa dos dois países, a Campeones Cup, com os campeões das duas ligas. Além disso, as duas ligas farão um All-Star Game, com as estrelas da MLS contra as estrelas da Liga MX. Por fim, as duas ligas irão colaborar em práticas de negócios e responsabilidade social. O anúncio ressalta que são as duas principais ligas da América do Norte e descrevem a parceria como estratégica, para fortalecer o esporte da região. O anúncio foi feito com o comissionário da MLS, Don Garber, e o presidente da Liga MX, Enrique Bonilla.

LEIA TAMBÉM: Antes considerada segunda liga dos EUA, NASL cancela temporada 2018 e fica ameaçada de fechar

“Super Bowl continental”

A Campeones Cup traz no nome os dois idiomas dos países, o espanhol e o inglês. Irá reunir o campeão da MLS e da Liga MX. A primeira edição acontece em 19 de setembro, no BMO Field, casa do Toronto, o atual campeão da MLS. O representante da Liga MX ainda será definido entre os campeões do Apertura (Tigres) e do Clausura (ainda a definir em maio). Os dois campeões se enfrentam em julho.

“É quase como um Super Bowl continental”, afirmou Don Garber, em entrevista à ESPN americana. “É uma oportunidade para o campeão deles jogar contra o nosso campeão de um modo que pode realmente criar um enorme interesse e atenção das duas ligas”, continuou o dirigente. “É um relacionamento que todos ganham”, disse Enrique Bonilla, presidente da Liga MX, na mesma entrevista. “Ambos iremos crescer e ficar mais fortes e temos a chance de competir com outros continentes, não apenas na Concacaf”.

Novo jogo das estrelas

A MLS já teve vários modelos de jogo das estrelas. No início, a MLS fazia algo parecido com o que era feito na NBA, com time do Leste contra time do Oeste. Nos anos mais recentes, a escolha da liga foi criar um time de estrelas da MLS para enfrentar times europeus. Com a parceria, o jogo das estrelas mudará de novo. Será o duelo das estrelas da MLS contra as estrelas da Liga MX.

Os dirigentes esperam capitalizar a rivalidade entre os dois países com um duelo entre as estrelas das duas ligas, o que faz mais sentido que o atual amistoso disputa contra um europeu. Além disso, haverá também um duelo entre as estrelas sub-20 das duas ligas, uma forma de criar mais uma atração na semana do duelo. Esse jogo, porém, deve ficar apenas para 2019, já que é improvável que seja possível realizar esse jogo já em julho, quando normalmente a MLS promove o seu jogo das estrelas.

Parceria além do campo

“A Major League Soccer está orgulhosa de se unir com a Liga MX por essa parceria sem precedentes”, afirmou o comissionário da MLS, Don Garber, no comunicado divulgado. “Juntos, nós temos uma visão de elevar a popularidade do nosso esporte a níveis ainda mais altos na América do Norte. Nós estamos empolgados de ter o campeão da MLS enfrentando o campeão da Liga MX na Campeones Cup neste ano e construir ainda mais programas nos anos que virão”.

“Para o futebol mexicano, aceitar o convite para este projeto é uma oportunidade fantástica para chegar aos nossos objetivos vitais e nossa visão de longo prazo. Primeiramente, nos permitirá crescer mais perto dos nossos torcedores nos Estados Unidos e Canadá, que são apaixonados pelos clubes das Liga MX. Segundo, estabelece uma aliança estratégica entre as duas ligas para trocar experiências e implantar as melhores práticas nas duas organizações, que irão auxiliar organicamente o crescimento do futebol na região”, afirmou Enrique Bonilla, também em comunicado.

“Nosso objetivo é trabalhar com o México para fazer com que a nossa parte do mundo atraia a atenção do resto do mundo do futebol”, afirmou Garber à ESPN. “Não deveria ser apenas sobre América do Sul e Europa, deveria ser sobre a América do Norte também”, afirmou um ambicioso Garber.

“Neste mundo global, nós temos que trabalhar juntos se nós queremos ter sucesso, se nós queremos melhorar e isso é o que nós estamos fazendo com este anúncio. Nós reconhecemos que cada um de nós têm forças diferentes e nós temos que colocá-las juntas para podermos crescer e então possamos ter um futebol melhor para competirmos com o resto do mundo”, disse Bonilla à mesma ESPN.

A iniciativa parece positiva para ambos os países. Unindo forças, as duas ligas da América do Norte tendem a deixar a rivalidade da melhor forma possível, em campo, e se unir fora dele para tornar os dois países mais relevantes nos duelos com times sul-americanos e europeus.

Os logos da Liga MX e da MLS

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios? Aí é falta desleal =/

A Trivela é um site independente, que precisa das receitas dos anúncios. Desligue o seu bloqueador para podermos continuar oferecendo conteúdo de qualidade de graça e mantendo nossas receitas. Considere também nos apoiar pelo link "Apoie" no menu superior. Muito obrigado!