O primeiro turno da Premier League acabou com muitas surpresas, a começar por Arsenal na liderança, Leicester em segundo, atrás apenas pelo saldo de gols, e Tottenham entre os quatro primeiros. A temporada está maluca, mas como seria a tabela se pensarmos apenas nos jogos que foram disputados neste ano de 2015, como se joga no Brasil? Bom, a tabela mudaria, mas não tanto assim.

LEIA TAMBÉM: Depois de um turno, Leicester tem o mesmo número de pontos que o Arsenal, que é líder

O Leicester faz uma grande temporada em 2015/16 neste primeiros 19 jogos, o primeiro turno da Premier League. Mas se pegarmos o ano de 2015 como um todo, o time fez uma campanha magnífica. Não por acaso, os Foxes, que terminaram 2014 na lanterna, escaparam do rebaixamento. E mais do que isso: fizeram um ano de 2015 tão incrível que, se a tabela fosse anual, o time seria o quarto colocado, com 67 pontos. Estaria à frente, por exemplo, do Manchester United (quinto colocado, 64 pontos), Liverpool (sétimo, 61 pontos) e Chelsea (oitavo, 61 pontos).

O Tottenham também faz um grande ano de 2015. Considerando apenas este anos, o time teria 68 pontos, terceiro colocado na tabela. Melhor em uma posição que o atual quarto lugar. O time do técnico Mauricio Pochettino vem conseguindo mais resultados com consistência. Não por acaso atualmente o clube está brigando pela vaga na Champions League, de forma real, aproveitando o péssimo ano de Manchester United e Chelsea.

Aliás, o Chelsea é uma curiosidade. O time, que foi campeão na temporada 2014/15, levou a taça da Premier League basicamente pelo ótimo primeiro turno que fez no segundo semestre de 2014. O ano de 2015, o segundo turno da temporada 2014/15, não foi tão bom para os azuis de Londres. Em 2015, somou só 61 pontos – destes, só 20 no segundo semestre, que vem desta temporada.

O mesmo vale para o Manchester United. Acabou em quarto colocado na tabela em 2014/15, mas o ano não foi grande coisa, se considerarmos que é um dos clubes que mais gastou nas duas últimas temporadas. Com 64 pontos, o time seria quinto na tabela anual. Destes, 30 são da atual temporada, o que mostra que o time não vem bem. Foi um pouco melhor no primeiro semestre, 34 pontos, que também nem foi tão melhor assim em termos de futebol.

O que vale mesmo destacar é que o Arsenal, atual líder da Premier League, também seria líder se a tabela fosse anual. Somando os jogos do ano, o time teria 81 pontos, suficiente para ser campeão com nove de vantagem para o segundo nesta tabela imaginária, o Manchester City. O time de Arsène Wenger ainda não passa a confiança necessária muito por conta de derrotas acachapantes como a contra o Southampton, no Boxing Day, por 4 a 0. Mas é um time que, no atual cenário, vem como principal candidato a levantar a taça, que não vem para o time do norte de Londres desde 2004, com os Invincibles.

Para não dizer que não falamos das flores, destaque também para o Crystal Palace, 63 pontos na tabela com o técnico Alan Pardew, que assumiu durante a temporada passada. Seria o sexto colocado, o que não é pouca coisa para um time que normalmente briga para não ser rebaixado.

A tabela completa você bê abaixo. Os times marcados em amarelo são os que só jogaram um turno (ou o segundo da temporada passada ou o primeiro desta), porque mudaram de divisão no meio do ano. Vale para entender um pouco o que foi o ano para cada um dos times ingleses no seu campeonato doméstico.

A tabela da Premier League, considerando só os jogos de 2015
A tabela da Premier League, considerando só os jogos de 2015