A Champions League encerrou sua fase de grupos e um exercício curioso, mas sem efeito prático algum, é imaginar como seria o chaveamento dos mata-matas se levassem em conta critérios técnicos. E se o melhor primeiro colocado pegasse o pior segundo colocado, e assim por diante? Bem, nem mais a Libertadores usa esse modelo, optando pelo sorteio, mas vale pensar os cruzamentos de uma maneira em que o desempenho inicial ainda fosse aproveitado.

Esta Champions, aliás, vai cascuda para as oitavas de final. Apenas clubes das cinco principais ligas europeias sobreviveram na fase de grupos, o que nunca tinha acontecido desde que os mata-matas passaram a ser disputados por 16 clubes, a partir de 2003/04. Tal “funil” acaba delimitando mais as possibilidades do sorteio, já que clubes de mesmo país não podem se encarar.

Abaixo, duas informações distintas: as probabilidades do sorteio das oitavas de 2019/20, calculadas pelo Mister Chip, levando em consideração as limitações dos potes; e o hipotético cruzamento se a antiga regra da Libertadores fosse aplicada, respeitando o desempenho na fase de grupos. Confira:

E se a antiga regra da Libertadores fosse adotada…

Oitavas de final (melhor primeiro x pior segundo, e assim por diante)

Bayern de Munique x Atalanta
Paris Saint-Germain x Lyon
Juventus x Borussia Dortmund
Manchester City x Atlético de Madrid
Barcelona x Tottenham
Liverpool x Chelsea
RB Leipzig x Real Madrid
Valencia x Napoli

Quartas de final

Bayern / Atalanta x Valencia / Napoli
PSG / Lyon x RB Leipzig / Real Madrid
Juventus / Dortmund x Liverpool / Chelsea
City / Atlético x Barcelona / Tottenham

Semifinais

Bayern / Atalanta / Valencia / Napoli x City / Atlético / Barça / Tottenham
PSG / Lyon / RB Leipzig / Real  x Juve / Dortmund / Liverpool / Chelsea