O Football Manager 2020 foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 19. Na verdade, a Sports Interactive até antecipou o lançamento para o fim da segunda-feira, noite no Reino Unido, sede da empresa. No Brasil, porém, o jogo não é oficialmente vendido. Isso torna difícil a nossa vida de fanáticos pelo jogo, mas é possível comprar o jogo de forma legalizada no Brasil. Mostramos por aqui como fazer isso.

Por causa de licenciamento (de clubes e de jogadores), o jogo não é vendido no Brasil. A Sports Interactive teme processos como os que aconteceram contra a EA Sports pelo FIFA. Na ação, feita em conjunto pelo Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado de Minas Gerais (SAFEMG), mais de 200 jogadores fizeram parte do pedido que incluía direitos desses jogadores em várias edições da franquia, do Fifa 2005 até o Fifa 2016 e também no Fifa Manager 2006 até o 2014. A empresa foi condenada a pagar R$ 7 milhões por uso indevido de imagem dos atletas que atuaram por equipes mineiras. Como é de se imaginar, vários processos assim caminham no Brasil e a empresa pode ainda ser condenada em outros deles.

Versões do jogo

Há três versões do Football Manager atualmente. A versão completa é a mais famosa e é para PC. Há também a versão Touch, que vem junto da principal, e é mais simples que a completa. Pode ser jogada tanto no PC quanto em tablets ou até alguns celulares (nem todos conseguirão rodar o jogo, porém).

Há, por fim, uma versão vendida separadamente: FM Mobile. Esta versão também pode ser comprada da mesma forma como contamos abaixo, mas é preciso comprar separadamente das demais. As licenças tradicionais trazem a versão completa e a versão Touch em um só pacote. No Mobile, mesmo procurando na sua loja Android/iOS, você não encontrará por restrições de localidade. Portanto, será preciso seguir um processo similar ao que indicamos aqui – e aí vale a dica de seguir as orientações do vendedor.

Conta no Steam

Você vai precisar de uma conta no Steam. Se você joga edições anteriores do Football Manager, certamente você já tem uma. Contas brasileiras do Steam não têm acesso ao Football Manager e se você fizer uma conta no exterior, será preciso comprar crédito por outros sites (diversos sites brasileiros e até serviços como o PicPay fazem isso, com um certo ágio). Contas com sede fora do Brasil não podem ser pagas com cartão de crédito localizado no Brasil, mesmo que seja internacional, e nem por depósito. É preciso mesmo comprar créditos.

Para quem tem conta no exterior, tem um problema adicional: pelo IP, por vezes você poderá ter acesso restrito na loja para comprar o jogo. Se você já tem a sua conta brasileira do Steam, vamos ao próximo passo: você precisa comprar uma licença do jogo. E como fazer isso? Bom, um bom lugar é o Mercado Livre. Por lá, muitos vendedores conseguem comprar a licença fora do Brasil e vendem para os usuários brasileiros.

Comprar a licença

Até alguns dias atrás, tudo que você precisava era informar o seu nome de usuário no Steam e o jogo chegava para você como um presente do vendedor. Só que até isso se tornou impossível. Por conta de questões judiciais, o Steam está bloqueando que usuários recebam o jogo como presente. Assim, as coisas se complicaram, porque o vendedor passa a precisar de acesso momentâneo à sua conta para poder colocar o jogo por lá. Ou então receber o jogo já com uma conta nova.

Por isso, é extremamente importante escolher bem o vendedor. No caso do Mercado Livre, é importante ver as credenciais do vendedor. O Mercado Livre mostra avaliações dos vendedores. Compre apenas daqueles com melhores avaliações e que já venderam mais. Aqui na Trivela, já compramos algumas vezes com o vendedor Marton Shop. Além de ter uma loja no Mercado Livre, ele também vende pelo próprio site (normalmente com preços até melhores). O preço está muito ligado ao dólar, então, qualquer aumento da moeda americana também implica aumento de preço. Há alguns anos compramos por lá e normalmente funciona bem. No fórum FManager, especializado em Football Manager, há a indicação da Apodi Games, que também faz a venda do jogo.

O jogo é comprado de forma legalizada, mas é como uma importação digital. O vendedor compra a licença fora do país e a coloca na sua conta. Portanto, o jogo funciona sem qualquer restrição e é legalizado. Na prática, é como comprar o jogo no exterior. A diferença é que hoje a compra não é mais em um CD ou DVD, mas de forma digital.

O preço do jogo varia e há muita diferença no Mercado Livre. Cuidado com os preços muito baixos. O jogo custa, no exterior, cerca de US$ 30. Portanto, a venda no Brasil não custará menos do que isso. E sempre é importante lembrar: somos sempre contra a pirataria. Por isso, indicamos comprar a licença, ainda que custe mais caro, para ter o jogo sem problemas. Vários dos recursos adicionais do jogo só funcionam no jogo original. E são muitos os recursos.

Explore os recursos extras

Football Manager traz muitos recursos extras, como personalizações feitas pela própria comunidade. Dentro do Steam, há um recurso chamado “Oficina”, que traz as mais diversas personalizações do jogo, desde atualização dos times, até pacotes gráficos (com logos, escudos, rostos de jogadores e etc). Tem também táticas compartilhadas por outros usuários, outras skins (visual do jogo), treinamentos (se você é dos que gosta de detalhar isso), filtros para procurar jogadores e comissão técnica e por aí vai. A gama de recursos é vasta (e é uma conversa para outro texto).

Recomendamos você visitar sites especializados em Football Manager se quiser adicionar recursos interessantes ao jogo. Além do FManager, um fórum que já em si traz muitos recursos, além de discussões, há sites como o FM Scout e Sortitoutsi com diversos complementos, como pacotes de escudos e logos de competições; rostos de jogadores; camisas dos times; além de acertos de licenciamento, um dos mais importantes, corrigindo nomes de clubes ou competições não licenciados.

No mais, aproveite. O jogo é um deleite para quem gosta de futebol e de todos os aspectos do jogo.