O período de distanciamento pode ser aproveitado de diferentes maneiras, sobretudo por quem não precisa realizar seu trabalho habitual de maneira remota. E o técnico Ralph Hasenhüttl coloca no papel uma ideia que pode ajudar o Southampton a se desenvolver como um todo. Sem os compromissos na Premier League, o comandante dos Saints passou a planificar um amplo projeto às suas categorias de base. O austríaco deseja alinhar suas ideias para que os garotos possam ser melhor utilizados no nível principal.

Hasenhüttl desenvolveu um cronograma de treinamentos para a retomada das atividades no Southampton. Sua intenção é que as diferentes categorias usem os mesmos métodos do elenco profissional e, assim, o trabalho se aprimore como um todo. As ideias de um jogo mais veloz e vertical deverão ser aplicadas desde os mais jovens na estrutura dos Saints. Os treinadores dos diferentes níveis terão acesso a um livro digital produzido pelo austríaco.

O projeto tem o apoio da própria diretoria do Southampton, segundo o jornal Southern Daily Echo. Hasenhüttl chegou a ter seu emprego ameaçado no primeiro turno da Premier League, quando o time flertava com o rebaixamento, mas a direção o bancou mesmo depois da goleada por 9 a 0 contra o Leicester. Ainda que os Saints costumem brigar na parte inferior da tabela, a confiança respalda Hasenhüttl para projetar o futuro.

Além de textos e explicações, o livro digital também trará vídeos de treinamentos e análises de jogadas, que serão disponibilizados a todos os treinadores. Então, eles transmitirão a mensagem aos mais jovens, na tentativa de que se adaptem melhor ao sistema aplicado e progridam mais rápido nas estruturas da base, sem precisar se adaptar às ideias distintas de cada comandante.

Durante a pausa, Hasenhüttl permanece observando potenciais contratações ao Southampton e também jogadores para subirem de categoria. Os Saints possuem uma das bases mais prolíficas da Inglaterra, assim como realizam um bom trabalho de desenvolvimento com jovens jogadores pinçados pelo clube. Entre os prodígios revelados ou aprimorados pela agremiação estão Sadio Mané, Gareth Bale, Theo Walcott, Luke Shaw e Alex Oxlade-Chamberlain. No elenco atual, o meio-campista James Ward-Prowse é o principal prata da casa.