A Ucrânia confirmou a classificação à Euro 2020 de maneira antecipada, mas o Grupo B das eliminatórias ainda guarda uma das disputas mais parelhas. E a definição da segunda vaga à competição continental ficará mesmo para o último compromisso. Nesta quinta, Portugal e Sérvia cumpriram suas missões. Enquanto os lusitanos enfiaram 6 a 0 sobre a Lituânia, os sérvios derrotaram Luxemburgo por 3 a 2. Chegam ambos com chances à rodada final, um precisando secar o outro.

Portugal, que tinha encarado certas dificuldades na ida contra a Lituânia, desta vez atropelou os visitantes no Estádio Algarve. Cristiano Ronaldo mostrou que o joelho não é um problema tão grande assim, ao anotar um hat-trick na noite e chegar aos 98 tentos pela seleção nacional. O craque balançou as redes dez vezes em sete partidas nas Eliminatórias da Euro.

Num começo sufocante de Portugal, Ronaldo fez os seus dois primeiros em 22 minutos. Abriu o placar de pênalti e ampliou com um chutaço de fora da área. O restante dos tentos ficariam guardados para a segunda etapa. Pizzi encheu o pé no terceiro e Gonçalo Paciência apareceu para anotar o quarto. Premiando sua boa atuação, Bernardo Silva assinalou o quinto, até que Cristiano Ronaldo completasse a tripleta num chute cruzado. Resultado categórico à Seleção das Quinas, em que até caberia mais.

A Sérvia encontrou um pouco mais problemas diante de Luxemburgo no Marakana. Aleksandar Mitrovic comandou o triunfo parcial no primeiro tempo, com dois gols, incluindo um bonito chute de fora da área. Gerson Rodrigues descontou aos luxemburgueses e Nemanja Radonjic faria o terceiro aos sérvios. No entanto, os visitantes voltariam a encostar no placar com David Turpel. O duelo não teve público, em punição ao comportamento racista dos torcedores sérvios contra Portugal.

Portugal está um passo à frente na disputa. Soma 14 pontos, contra 13 da Sérvia. Além do mais, a vitória em Belgrado garantiu a vantagem dos lusitanos no confronto direto. Na rodada final, os portugueses visitam Luxemburgo – onde os anfitriões têm feito boas apresentações. Já os sérvios jogam em casa contra a Ucrânia. Apesar dos riscos, o favoritismo para avançar à Eurocopa é mesmo dos atuais campeões.

Classificações Sofascore Resultados