Após a vitória do Bayer Leverkusen sobre o Augsburg, que fez os Löwen assumirem a vice-liderança provisória da Bundesliga, o Borussia Dortmund não se intimidou. Enfrentando o Eintracht Frankfurt, quarto colocado, os borussianos contaram com um Marco Reus em estado de graça para vencer por 3 a 0, com três gols do meia-atacante.

O resultado colocou o Dortmund novamente na vice-liderança do campeonato, com 42 pontos, um a mais que o Leverkusen, que chegou aos 41. A distância para o líder Bayern Munique, no entanto, continua grande: é de 15 pontos, já que os bávaros lideram o Alemão com 57 pontos. O Frankfurt segue na 4ª posição, que dá vaga para a Liga dos Campeões, com 37 pontos.

Com menos de 10 minutos de jogo, o Dortmund já vencia por 2 a 0, com dois gols de Reus. No primeiro, ele recebeu passe esperto de Mario Götze e bateu na saída do goleiro Kevin Trapp. No segundo, quase uma fotocópia, o passe foi de Matt Hummels, que subiu ao ataque e deu passe como se fosse um meia de origem.

As coisas se complicaram para o Dortmund quando o atacante Julian Schieber, substituto de Robert Lewandowski, que estava suspenso, acabou expulso por causa de duas negligências: primeiro, deu uma solada em Carlos Zambrano, e depois uma cotovelada em Bastian Oczipka, levando o vermelho aos 30 minutos.

O time da casa, porém, quase ampliou aos 38, mas Kuba acabou chutando por cima do gol. O Frankfurt crescia no jogo, e Sebastian Rode ficou perto de diminuir aos 40, numa cavadinha após passe de Srdjan Lakic. O mesmo Lakic, de voleio, quase diminuiu aos 17 do segundo tempo, mas seu voleio no contrapé de Roma Weidenfeller acabou indo para fora.

Foi a deixa para que Reus matasse o jogo fez. Götze recebeu bola em profundidade aos 20 minutos e fez ótimo trabalho de pivô para que Reus recebesse e batesse no canto. Aos 29 minutos, o japonês Takashi Inui acabou expulso depois de receber dois cartões amarelos e deixou os rubro-negros desmotivados. Em dois chutaços, um deles no travessão, o lateral direito Sebastian Jung, ainda tentou buscar uma reação, mas não conseguiu reduzir a derrota frankfurtiana.

Confira os resultados da 22ª rodada da Bundesliga:

Sexta-feira, 15/fev
Wolfsburg 0×2 Bayern Munique

Sábado, 16/fev
Bayer Leverkusen 2×1 Augsburg
Werder Bremen 2×3 Freiburg
Mainz 2×2 Schalke 04
Hamburg 1×0 Borussia Mönchengladbach
Fortuna Düsseldorf 1×0 Greuther Fürth
Borussia Dortmund 3×0 Eintracht Frankfurt

Domingo, 17/fev
Nürnberg x Hannover 96
Hoffenheim x Stuttgart