Muitos achava que o Manchester United iria dar de ombros para a Liga Europa, mas Alex Ferguson escalou um time com muitos titulares e venceu o Ajax fora de casa por 2 a 0, no jogo de ida da fase 32-avos de final da Liga Europa.

A escalação dos ingleses surpreendeu. Apenas o lateral Patrice Evra ficou fora do time e sequer viajou para Amsterdã. Quem entrou no lugar foi Fábio. Uma das novidades foi Tom Cleverley, que voltou a ser titular depois de longa lesão e alguns jogos como opção.

O Ajax, por sua vez, entrou em campo vindo de uma má fase. O time venceu no fim de semana o NAC Breda por 2 a 0, a primeira vitória em 2012. Anhtes, foram cinco jogos sem vencer – sendo um deles o amistoso com o Palmeiras, vencido pelo alviverde. O time perdeu para o AZ na Copa da Holanda, empatou com o mesmo AZ pelo Holandês e perdeu o clássico para o Feyenoord e para o Utrecht em casa.

No primeiro tempo, o United foi melhor, dominando o meio-campo. O Ajax quase não conseguia chegar ao ataque. O United, porém, jogava em ritmo lento e não conseguia criar chances claras de gol.

Em um erro da saída de bola do Ajax, no início do segundo tempo, o Manchester United não perdoou. O dinamarquês Christian Erikssen tentou dar um chutão na frente, acertou um jogador do United, Nani ficou com a bola e cruzou para a área, a bola atravessou a área e caiu nos pés de Ashley Young, que limpou para o meio e chutou para abrir o marcador, aos quatro minutos.

Já no final do jogo, o United praticamente matou o confronto. Em um contra-ataque rápido, o time trocou passes em velocidade e Wayne Rooney teve a chance de finalizar. O atacante ameaçou o chute, mas fez o passe para Chicharito, no meio da área, tocar para o gol. O goleiro Vermeer ainda tocou na bola, que entrou.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 23, desta vez no Old Trafford. Os ingleses se classificam até mesmo com uma derrota, desde que por um gol de diferença.

Confira os jogos da Liga Europa desta quinta-feira:

Terça, 14/fev
Rubin Kazan 0x1 Olympiacos
Braga 0x2 Besiktas

Quinta, 16/fevLokomotiv Moscou 2×1 Athletic Bilbao
Red Bull Salzburg 0x4 Metalist
Ajax 0x2 Manchester United
AZ x Anderlecht
Lazio 1×3 Atlético de Madrid
Viktoria Plzen 1×1 Schalke 04
Legia x Sporting
Wisla x Standard Liège
Udinese x PAOK
Trabzonspor x PSV
Hannover x Club Brugge
Steaua x Twente
Porto x Manchester City
Stoke x Valencia