Garantido nos mata-matas da Liga Europa, o Manchester United viajou ao Cazaquistão com uma equipe repleta de garotos nesta quinta. Ole Gunnar Solskjaer encheu a delegação de juvenis para encarar o Astana e cumprir a tabela na competição continental. Porém, o resultado não foi tão bom quanto se poderia esperar. Com sete jogadores disputando sua primeira partida pelo clube como titulares, o time escalado pelos Red Devils até conseguiu sair em vantagem, mas permitiu a virada dos cazaques por 2 a 1. Uma experiência frustrada que, ao menos, não tem consequências mais profundas aos mancunianos.

Dono da braçadeira de capitão, Jesse Lingard era um dos poucos tarimbados na equipe, que também contou com Luke Shaw na lateral esquerda. Enquanto isso, sete jogadores disputavam a primeira partida na equipe profissional do United. Seis deles eram adolescentes pinçados nas categorias de base. A exceção ficava para Lee Grant, terceiro goleiro de 36 anos, que ganhou uma oportunidade como titular.

O United não demorou a sair em vantagem no Cazaquistão. Com apenas dez minutos de jogo, Lingard acertou um lindo chute cruzado e deu tranquilidade aos Red Devils. A equipe dominava a partida, mas tinha dificuldades em ampliar a diferença. Assim, o Astana cresceu e reagiu a partir do segundo tempo. Após uma grande chance desperdiçada por Tahith Chong, com a meta aberta, os cazaques arrancaram o empate com Dmitryi Shomko, aos dez minutos. Troca de passes rápida, até o chute fatal dentro da área.

Já a infelicidade maior do United aconteceu pouco depois, aos 17. Di’Shon Bernard anotou um gol contra, que permitiu a virada do Astana. Após um cruzamento da direita, o garoto tentou desviar para fora e mandou contra as próprias redes. Liderados por Lingard, os Red Devils tentaram pressionar pelo empate na meia hora final e foram mais agressivos, mas não tiveram sucesso. Tiveram que aceitar o revés.

Vale ressaltar que os novatos enfrentaram situações extremas. Fizeram uma viagem longa, encararam uma diferença de fuso de seis horas e estavam em um país com temperaturas negativas na casa dos -20°C, apesar da climatização na Astana Arena. Como experiência à carreira, certamente a viagem serviu. Ficou a decepção, apenas, pela virada cedida. O United segue na liderança do Grupo L, com dez pontos. O Astana chegou aos três, sem mais chances de classificação. AZ e Partizan Belgrado concorrem pela outra vaga.

Classificações Sofascore Resultados