A batalha de licenças no futebol dos videogames anda acirrada. A Konami anunciou que terá exclusividade dos dois gigantes argentinos, Boca Juniors e River Plate, no e-Football PES 2020. O jogo terá o licenciamento completo da Superliga Quilmes Clasica, com 24 clubes. Isso significa que os dois times devem ter nomes genéricos no Fifa, se é que estarão no jogo.  O investimento nos clubes sul-americanos é pesado e a exclusividade torna cada vez mais o jogo da Konami mais interessante para o público sul-americano na disputa com o rival, a série Fifa, da EA Sports.

O acordo com o River Plate faz o clube ser mais um na lista de exclusivos do PES 2020, junto com o rival Boca Juniors, os brasileiros Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Vasco, Sport, Atlético Mineiro Colo-Colo, Alianza Lima e a Juventus – que pela primeira vez em 25 anos não estará presente na franquia Fifa. Isso sem falar que o Barcelona, embora esteja representado no concorrente Fifa 20, tem o seu estádio, Camp Nou, como exclusivo do PES 2020.

O acordo com River Plate e Boca Juniors inclui os estádios destas duas equipes. Será possível jogar na lendária Bombonera e no clássico Monumental de Núñez. Além disso, os jogadores destas duas equipes serão escaneados para ficarem visualmente mais fiéis ao real.

Estádio Alberto J. Armando, a famosa Bombonera, no PES 2020 (divulgação)

A Konami já tinha confirmado o Campeonato Brasileiro totalmente licenciado, com a novidade de ter os 20 clubes da Série B, além dos 20 da Série A. O jogo traz também os 16 clubes do Campeonato Chileno. Três dos principais times peruanos estão licenciados no jogo, Universitario, Sporting Cristal e Sport Boys, além do Alianza Lima, que é exclusivo do PES 2020. O jogo terá também os estádios Alberto Gallardo, do Sport Boys, e Alejandro Villanueva, do Alianza Lima.

No Brasil, o maior problema do jogo é a falta de licenciamento de jogadores. Isso porque por aqui não há um sindicato que centralize os direitos de imagem dos jogadores, como na maior parte do mundo – na Argentina, nossa vizinha, por exemplo. Assim, o contrato tem que ser feito jogador por jogador.

Por isso, a Konami fecha muitos contratos com os próprios clubes, que fica responsável por pegar autorização de imagem dos seus jogadores. A negociação individual de direitos encarece o processo e acaba deixando muitos jogadores de fora. Ainda há o problema da alta rotatividade dos times brasileiros. Muitos clubes já mudaram mais de meio time titular.

Cada novo jogador contratado pelos clubes (e veja, são 20 da Série A e mais 20 da Série B), é preciso fazer um novo contrato de licenciamento de imagem. Na prática, torna inviável manter o jogo atualizado de forma oficial – há muita gente que faz essa atualização nas comunidades do jogo e disponibiliza para download, incluindo atualizar outros dados, como uniformes).

Veja como é a lista dos clubes licenciados no futebol sul-americano abaixo.

Brasileirão Série A

Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Botafogo, Santos, Bahia, Fluminense, Corinthians, Chapecoense, Ceará, Vasco, Fortaleza, CSA, Avaí e Goiás.

Brasileirão Série B

América Mineiro, Atlético Goianiense, Botafogo-SP, Red Bull Bragantino, Brasil de Pelotas, Coritiba, CRB, Criciúma, Cuiabá, Figueirense, Guarani, Londrina, Oeste, Operário Ferroviário, Paraná Clube, Ponte Preta, São Bento, Sport Club do Recife, Vila Nova e Vitória.

Campeonato Argentino

Aldosivi, Argentinos Juniors, Arsenal, Atlético Tucumán, Banfield, Boca Juniors, Central Córdoba, Colón, Defensa y Justicia, Estudiantes (LP), Gimnasia y Esgrima (LP), Godoy Cruz, Huracán, Independiente, Lanús, Newell’s Old Boys, Patronato, Racing, River Plate, Rosario Central, San Lorenzo, Talleres, Unión, Vélez Sarsfield.

Campeonato Chileno

Colo-Colo, Universidad de Chile, Unión Española, Universidad de Concepción, Unión La Calera, Antofagasta, Audax Italiano, Cobresal, Palestino, Coquimbo, Curico Unido, Deportes Iquiquem Everton, Huachipato, Universidad Católica e O’Higgins.

O jogo será lançado no dia 10 de setembro e a demo já está disponível em todas as plataformas.

Pro Evolution Soccer eFootball PES 2020 - PlayStation 4
Um dos jogos de futebol mais desejados do mundo em sua versão 2020
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.