O Chelsea encerrou a temporada na Premier League em alta. Os blues terminaram em quarto na tabela, com vaga para a próxima Champions League em um ano difícil, que começou com a proibição de contratações na janela de julho e agosto de 2019 e com a pandemia, que afetou todos em 2020. Há, porém, questões a serem resolvidas, como a renovação de contrato do brasileiro Willian. Ele tem vínculo só até o final da temporada, que inclui a final da Copa da Inglaterra, no próximo sábado, contra o Arsenal. Depois de muitas discussões sobre a permanência do jogador, a impressão é que as partes enfim se aproximam de acertar um novo vínculo.

Segundo a ESPN UK, o técnico Frank Lampard quer que o jogador permaneça em Stamford Bridge. O brasileiro quer um contrato de três anos, algo que o clube não está disposto a conceder. O relato é que o Chelsea deve oferecer dois anos de contrato para chegar a um acordo com o jogador. A política do clube é oferecer apenas renovações de uma temporada para seus atletas acima de 30 anos, como é o caso do brasileiro.

Willian é especulado em muitos clubes, com o Arsenal sendo um dos candidatos a contratá-lo. Manchester United, Tottenham e até o Barcelona também foram citados como possíveis destinos do meia, embora não haja contato oficial de nenhum deles. O Inter Miami, que tem David Backham como um dos donos, também está interessado no jogador. O jogador já disse, em entrevista ao programa Futebol no Mundo, da ESPN, que pensa em jogar nos Estados Unidos um dia.

Na mesma entrevista, Willian citou que pretende continuar na Europa, não voltar ao Brasil, mesmo que não acerte renovação com o Chelsea. “Eu acho que ainda posso jogar em alto nível. Depois disso, com 35, 36 anos, eu pretendo ir para os Estados Unidos e jogar lá. É um objetivo que eu tenho”, disse o brasileiro no dia 3 de julho.

A Sky Sports relata que um acordo pela renovação pode ser acertado ainda nesta semana. O jogador foi importante na campanha do Chelsea na temporada até aqui. Desde que a bola voltou a rolar na Inglaterra depois da quarentena, foram quatro gols e três assistências para o brasileiro. Como as duas partes entendem que o melhor seria a renovação, o clube está otimista sobre a permanência de Willian.

Willian chegou ao Chelsea em 2013, contratado por € 35,5 milhões (€ 37,8 milhões em valores corrigidos pela inflação). Até aqui, fez 339 jogos pelo Chelsea, com 63 gols e 62 assistências. Conquistou duas vezes a Premier League (2024/15, 2016/17), a Copa da Inglaterra (2017/18) e a Copa da Liga (2014/15). Conquistou também a Liga Europa em 2018/19.

A renovação parece o mais lógico e o melhor para as duas partes. Willian não só pode ser útil, mas pode ser um jogador importante do Chelsea. O clube precisa de um bom elenco para competir na próxima temporada e o jogador manteve um excelente nível técnico, participando muito dos gols do time. Veremos se esta novela termina com final feliz para todos os envolvidos.