La Liga permanece suspensa, mas não está parada. Durante a quarentena, o Campeonato Espanhol vem produzindo um conteúdo bastante interessante (e, por vezes, útil) para oferecer ao público em seus canais. Nesta sexta, por exemplo, a organização da competição apresentou uma programação. Terá vídeos com especialistas dos clubes, como preparador físico e psicólogo; fará um Quiz e uma seleção de melhores gols; e, no carro-chefe, promoverá uma competição de Fifa 20 envolvendo jogadores dos 20 clubes da primeira divisão. Isso mesmo: uma mata-mata para garantir, ao menos, futebol virtual aos torcedores e dinheiro ao combate do coronavírus.

A ideia não é inédita, mas na Espanha ganha outra projeção por envolver todos os times. A iniciativa veio de Ibai Llanos, narrador de e-sports no país. Ele conseguiu que um atleta de cada equipe se oferecesse ao torneio de videogame. Alguns clubes indicaram o seu melhor jogador de Fifa, enquanto outros chegaram até mesmo a realizar seletivas internas. No Real Madrid, por exemplo, houve um triangular vencido por Marco Asensio, que enfrentou Thibaut Courtois e Dani Carvajal.

Nomes como Sergi Roberto, Carlos Soler, Sergio Reguillón, Lucas Pérez, Adnan Januzaj e Marcos Llorente também estão entre os participantes da competição virtual. E tem muitos torcedores interessados em assistir à brincadeira, que ganha ares grandiosos. O sorteio das chaves, feito de maneira simples, com nomes escritos em papéis dobrados e uma panela para misturá-los, atraiu 70 mil pessoas na live. A partir desta sexta, Llanos transmitirá todos os duelos na sua conta da Twitch e La Liga ajuda na divulgação.

O mais legal é que a competição ainda terá um lado solidário: através da transmissão na Twitch, Ibai Llanos arrecadará dinheiro para doar a projetos apoiados pela OMS. “Já que fazemos isso, que seja uma causa benéfica e bonita, não apenas para ver quem ganha. Acreditamos que agora a causa que nos concerne é a ajuda contra o coronavírus, tudo o que seja ajudar os profissionais da saúde com material ou recursos que eles necessitem, se destinará a isso. O torneio se joga por culpa do coronavírus”, explicou Llanos, à agência EFE.

Segundo o organizador, os atletas também fizeram um grande papel no apoio: “Falamos pelas redes sociais e perguntei quem jogaria, como se fosse um grupo de colegas. Obviamente não somos amigos como tal, mas foi assim, muito natural. Não há nenhuma marca, nenhum representante, nenhum interesse no meio. Não tem mistério”.

O campeonato começa nesta sexta, com as necessárias preliminares para completar as oitavas de final. O planejamento é seguir em frente com o torneio para que a decisão aconteça no próximo domingo. Ao menos algum clube terá seu título para se gabar neste momento – e com chances abertas a todos. Abaixo, a lista de participantes: