Depois de 29 anos, a Argélia terá a chance de disputar uma final de Copa Africana de Nações. A ocasião mobiliza o país. Durante a semifinal contra a Nigéria, o principal estádio da capital Argel abriu os seus portões para que os torcedores acompanhassem a vitória através de telões. Para a decisão contra Senegal, porém, os argelinos tentarão levar o máximo de pessoas ao Cairo. E uma iniciativa bem bacana foi tomada pela federação: pessoas com o passaporte do país entrarão de graça no Estádio Internacional do Cairo.

O anúncio da federação aconteceu nesta quarta-feira, dois dias antes da final. Os dirigentes entraram em acordo com as autoridades do Egito, para viabilizar o acesso. Segundo a entidade, os torcedores precisarão apenas apresentar seu passaporte para entrar no setor das arquibancadas reservado aos argelinos. O Estádio Internacional do Cairo tem capacidade para 75 mil espectadores.

Apesar do público baixo nesta Copa Africana de Nações, a torcida argelina se fez presente durante o torneio, especialmente nas semifinais. Compôs parte perceptível dos 49 mil presentes no Cairo – embora a maioria dos presentes fosse formada por egípcios que compraram antecipadamente as entradas aguardando o sucesso de sua seleção. Apesar do apoio, no entanto, a partida contou com uma confusão nas tribunas envolvendo os argelinos, o que rendeu uma multa à federação local.

Além da gratuidade dos ingressos, o governo da Argélia também deu sua contribuição para a torcida. Foram disponibilizados 28 aviões, que transportarão 4,8 mil pessoas rumo ao Cairo para assistir à decisão em viagens de baixo custo. As aeronaves farão o trajeto a partir de quatro cidades da Argélia. Do total de aviões, 13 fazem parte da companhia aérea local, a Air Argelia; nove são das forças armadas; e seis são de uma subsidiária da petrolífera Sonatrach. A força aérea já tinha feito o mesmo durante as quartas de final e as semifinais.

Em Argel, a distribuição das passagens aconteceu no próprio estádio 5 de julho. Conforme o Le Monde, centenas de pessoas dormiram nas filas para ganhar o benefício e poder assistir ao jogo nas arquibancadas. O pacote da viagem custará cerca de €260 por pessoa, enquanto os preços atuais nas companhias aéreas superam os €1,2 mil. A expectativa é a de que, no fim das contas, cerca de 20 mil argelinos estejam presentes no Cairo.