A Alemanha não vive situação muito tranquila nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Antes do início da rodada, o Nationalelf aparecia ameaçado na liderança do Grupo C pela Suécia, três pontos atrás e com um jogo a menos. Contudo, os confrontos das próximas rodadas contra o Cazaquistão devem ser suficientes para os alemães manterem a dianteira. Nesta sexta, o time nem precisou de muito esforço para vencer em Astana por 3 a 0.

Joachim Löw escalou os alemães com uma formação pouco usual no setor ofensivo. Com a posse de bola, a equipe se mantinha no 4-2-4, com Thomas Müller e Julian Draxler abertos pelos lados e Mesut Özil e Mario Götze mais centralizados. E os primeiros minutos foram bastante tranquilos aos visitantes, trabalhando a posse de bola e buscando a melhor maneira de quebrar a retranca cazaque.

Depois de algumas tentativas, Bastian Schweinsteiger abriu o placar aos 20 minutos. E em um lance de pura genialidade (veja o vídeo). Após passe forte demais de Özil, o volante conseguiu dominar, chapelou o marcador e fuzilou. A bola ainda desviou em Thomas Müller antes de entrar. No minuto seguinte, foi a vez de Mario Götze balançar as redes, aproveitando saída desastrada do goleiro para ampliar.

Os dois tentos foram a deixa para que a Alemanha tirasse o pé do acelerador. A equipe não arriscava muitas finalizações, parecendo mais interessada em marcar gols bonitos do que de realmente aumentar a diferença no placar. O que também não significava espaços para que o Cazaquistão crescesse no jogo.

Somente no segundo tempo é que a antiga república soviética passou a se aventurar no ataque. Aos 24, finalmente o bom lance do time da casa, em pancada de Ulan Konysbaev que explodiu na trave. Pouco depois, seria a vez de Manuel Neuer salvar o chute de Heinrich Schmidtgal.

Foi o suficiente para que a Alemanha acordasse em campo e definisse o placar. Aos 34, Özil rolou para Müller e o atacante emendou no canto, anotando o terceiro gol do Nationalelf. Depois disso, bastou aos alemães cozinharem os adversários por mais alguns minutos e garantirem os três pontos.