Com gol de Luiz Adriano, Shakhtar vence dérbi de Donetsk

O Shakhtar se deu melhor no principal clássico de Donetsk. A equipe treinada por Mircea Lucescu derrotou o rival Metalurh Donestk por 2 a 0, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Ucraniano. Com o resultado, os kroty seguem um ponto atrás do Dynamo Kiev, atual líder da competição.

Depois de muito tentar, o Shakhtar só conseguiu fazer o primeiro aos 19 minutos da segunda etapa, com Luiz Adriano. Titular no ataque ao lado de Dentinho, o brasileiro converteu cobrança de pênalti. A vitória foi sacramentada a dois minutos do fim, com Vyacheslav Shevchuk.

O final de semana só não foi melhor porque o Dynamo Kiev goleou o vice-lanterna Oleksandria por 4 a 0. Ideye Brown e Andriy Yarmolenko abriram vantagem antes do intervalo e, na segunda etapa, Yarmolenko novamente e Nazarenko, contra, ampliaram a margem.

Outro a golear foi o Metalist Kharkiv, terceiro colocado, que derrotou o Zorya por 5 a 1. Devic e Cristaldo fizeram os dois primeiros para os visitantes, enquanto Lazarovich descontou ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, Devic, Sosa e Fininho completaram o placar. O brasileiro, aliás, marcou belo gol, ao acertar chute cruzado no ângulo, já nos acréscimos.

No restante da rodada, destaque para o Arsenal Kiev, que subiu para a quarta posição mesmo ficando no 0 a 0 contra o Illichivets. A equipe se beneficiou pela derrota do Dnipro em casa para o Kryvbas, com gols de Lysenko e Jeslinek.

Confira os resultados da 17ª rodada do Campeonato Ucraniano:

Sexta-feira, 18/nov
Illichivets 0x0 Arsenal Kiev

Sábado, 19/nov
Tavriya 1×0 Volyn
Shakhtar Donetsk 2×0 Metalurh Donetsk
Dnipro 0x2 Kryvbas
Chornomorets Odessa 2×2 Karpaty Lviv

Domingo, 20/nov
Zorya 1×5 Metalist
Vorskla Poltava 0x1 Obolon
Dynamo Kiev 4×0 Oleksandria