O Monaco conquistou nesta sexta-feira, 15, uma importante vitória contra o Lille, segundo colocado da Ligue 1. Fora de casa, o time comandado por Leonardo Jardim arrancou os três pontos em uma vitória por 1 a 0 com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, marcado pelo brasileiro Carlos Vinícius. A vitória distanciou o Monaco da zona de rebaixamento, ficando temporariamente na 16ª posição, nove pontos à frente do Dijon, equipe que hoje disputaria os play-offs de rebaixamento.

O resultado de hoje é a consolidação do trabalho de Leonardo Jardim, que desde que retornou ao comando da equipe do principado não sofreu nenhuma derrota. Pelo campeonato francês foram sete jogos, quatro vitórias e três empates, além de um empate pela Copa da Liga, e em todos os jogos a equipe marcou ao menos um gol.

Jardim havia sido demitido em outubro de 2018 e substituído por Thierry Henry, em sua primeira experiência como treinador. O mau início de temporada se tornou um suplício e o rebaixamento chegou a ser iminente. A direção do Monaco, então, voltou atrás e no final de janeiro demitiu o francês e assinou novamente com o técnico madeirense. Quando Jardim reassumiu a equipe, o Monaco somava míseros 15 pontos e era o lanterna da Ligue 1.

A reestreia do treinador havia sido contra o Guingamp, pela Copa da Liga. Depois de um empate em 2 a 2, o time monegasco caiu nas penalidades. Um início que poderia ser considerado ruim pela eliminação, mas permitiu a Jardim ter exclusividade de atenções na fuga contra o rebaixamento. Em fevereiro, foi dado início a sequência invicta na Ligue 1. Primeiro uma vitória contra o Toulouse, por 2 a 1, em casa, seguida de um empate em 2 a 2 contra o Montpellier, fora. Na sequência, duas vitórias consecutivas sem tomar gol, passando por Nantes (1 a 0) e Lyon (2 a 0). E antes desta vitória contra o Lille, dois empates, com Angers e Bordeaux. Faltando nove rodadas para o fim do campeonato ainda não é possível cravar que o Monaco está livre dos riscos de cair, mas a surpreendente recuperação realizada até aqui apresenta um horizonte bem menos cinzento.