Foi difícil, mas aconteceu. Com muito sofrimento e prejudicado pela arbitragem, o Schalke 04 derrotou o Maccabi Haifa por 3 a 1 nesta quinta-feira, em Gelsenkirchen, pela segunda rodada do Grupo J da Liga Europa.

Foi a primeira vitória dos azuis reais na competição. O time alemão agora lidera a chave com quatro pontos, um a mais que os israelenses.

O Schalke começou a partida buscando mais o ataque, com maior posse de bola, e abriu o placar logo aos sete minutos. Após uma bela troca de passes, Christian Fuchs tabelou com Klaas-Jan Huntelaar, apareceu na cara do goleiro e tocou para as redes.

Após o gol, os azuis reais continuaram com maior posse de bola, mas tinham dificuldades prar criar jogadas. O Maccabi Haifa, por sua vez, conseguia contra-atacar e chegou ao empate aos 35 minutos, com Idan Vered, mas não desta maneira.

Vered, que veste a camisa 11, fez tudo sozinho. Recebeu na direita, driblou dois adversários, dividiu com a defesa e chutou de fora da área, para defesa parcial de Ralf Fährmann. No rebore, o próprio Vered correu para pegar a sobra e empurrar para as redes, enquanto os zagueiros azuis reais apenas assistiam o lance.

Após o gol, o jogo ficou equilibrado. O Schalke ainda chegou ao segundo gol aos 42 minutos, com Huntelaar, mas a arbitragem, de maneira equivocada, acabou anulando, alegando impedimento inexistente.

Após o intervalo, o Schalke voltou a dominar a partida. Aos cinco minutos, Jefferson Farfán cruzou e Raúl cabeceou com firmeza. A bola passou a menos de um palmo da trave. Aos 18, Farfán acertou belo chute no poste.

Aos 20, porém, não teve jeito. Christian Fuchs, em bela cobrança de falta, marcou seu segundo gol no jogo e desempatou a partida para os alemães.

Após o gol, o Maccabi Haifa ainda teve uma grande chance de empatar com Mohamad Ghadir, que driblou Fährmann, mas chutou fraco e Höwedes salvou em cima da linha. Aos 36, no entanto, veio a pá de cal: José Manuel Jurado, em bela jogada individual, driblou um zagueiro e tocou na saída do goleiro Bosan Saranov para definir a partida.

No outro jogo da chave, o Steaua Bucareste conquistou o seu segundo empate ao ficar no 1 a 1 contra o AEK Larnaca, no Chipre. Miljan Mrdakovi? abriu o placar para o time cipriota aos 14 minutos do segundo tempo, e Mihai Costea empatou para os romenos aos 20.

Com o resultado, o Steaua é o terceiro colocado do grupo com dois pontos, enquanto o AEK é o último, com apenas um.

Confira os jogos desta quinta-feira pela Liga Europa 2011/12:

Grupo A
Rubin Kazan-RUS 2×2 PAOK-GRE
Tottenham-ING x Shamrock Rovers-IRL

Grupo B
Vorskla Poltava-UCR x Hannover 96-ALE
Standard Liège-BEL x Kobenhavn-DIN

Grupo C
Legia Varsóvia-POLx Happoel Tel-Aviv-ISR
Rapid Bucaresti-ROM x PSV-HOL

Grupo D
Vaslui-ROM x Zürich-SUI
Sporting-POR x Lazio-ITA

Grupo E
Maccabi Tel-Aviv-ISR x Dynamo Kiev-UCR
Stoke City-ING x Besiktas-TUR

Grupo F
Red Bull Salzburg-AUT x Slovan Bratislava-ESQ
Athletic Bilbao-ESP x Paris St. Germain-FRA

Grupo G
Metalist-UCR 1×1 Az Alkmaar-HOL
Malmö-SUE 1×2 Austria Viena-AUT

Grupo H
Braga-POR 1×2 Club Brugge-BEL
Maribor-ESL 1×2 Birmingham-ING

Grupo I
Celtic-ESC 1×1 Udinese-ITA
Rennes-FRA 1×1 Atlético de Madrid-ESP

Grupo J
Schalke 04-ALE 3×1 Maccabi Haifa-ISR
AEK Larnaca-CHP 1×1 Steaua Bucaresti-ROM

Grupo K
OB-DIN 0x2 Fulham-ING
Twente-HOL 4×1 Wisla Cracóvia-POL

Grupo L
Lokomotiv Moscou-RUS 0x2 Anderlecht-BEL
AEK Atenas-GRE 1×2 Sturm Graz-AUT