O Anderlecht terminou a última rodada da fase de grupos da Liga Europa assim como nas cinco anteriores: vencendo. Dependendo de um empate para terminar na liderança do Grupo L, os Mauves bateram o Lokomotiv Moscou por 5 a 3 em Bruxelas e confirmaram a melhor campanha da competição continental até o momento, com 100% de aproveitamento.

O Anderlecht exercia pressão desde os primeiros minutos de jogo e quase marcou com Guillaume Gillet, que chutou colocado de fora da área e viu o goleiro Anton Amelchenko voar no ângulo para espalmar para escanteio.

Os belgas seguiram predominando, mas foram os visitantes que abriram o placar. Andrei Ivanov acertou belo lançamento para Vladislav Ignatyev, que colocou a bola por entre as pernas do zagueiro e tocou na saída do goleiro Silvio Proto.

O empate aconteceu aos 33 minutos, em um belo chute de Sacha Kljestan. O meio-campista aproveitou sobra de bola e bateu no ângulo para marcar. Cinco minutos depois, a virada saiu dos pés do meia Fernando Canesin, em seu primeiro gol como profissional pelos Mauves. Suárez ajeitou para o brasileiro que, depois de tirar a marcação, finalizou por baixo do goleiro Amelchenko.

Sobrando em campo, o Anderlecht marcou o terceiro já na segunda etapa, aos 12 minutos. Suárez ajeitou com o braço e, sem que o árbitro marcasse nada, Marcin Wasilewski completou sozinho, de meia-bicicleta. Suárez finalmente deixou sua marca quatro minutos depois, ao cabecear cruzamento de Milan Jovanovic direto para as redes.

Ainda houve tempo para o Lokomotiv diminuir, em pênalti que Dmitri Sychev cobrou com violência no centro da meta. Aos 28, Fernando quase fez seu segundo gol, em tiro que explodiu na trave. Já o quinto tento foi anotado por Gillet, batendo de primeira após sobra de bola dada pelo goleiro Amelchenko. Antes do fim, Ivanov foi expulso e, mesmo com um a menos, Sychev marcou pela terceira vez para os russos.

AEK se despede com vitória

Em jogo de times já eliminados, o AEK Atenas foi até a Áustria e arrancou sua primeira vitória na Liga Europa ao bater o Sturm Graz por 3 a 1. Os dois times dividiram a lanterna do Grupo L com três pontos cada.

A vitória dos gregos teve início aos dez minutos de jogo, com Kostas Manolas aproveitando rebote do goleiro Silvije Cavlina. A dois minutos do intervalo, Nathan Burns utilizou o peito para mandar cruzamento de Roger Guerreiro para as redes.

Já na segunda etapa, Florian Kainz recebeu passe rasteiro da direita e chutou firme para reduzir a diferença. Mas aos 32 minutos, Viktor Klonaridis invadiu a área e tirou do alcance de Cavlina para fechar o marcador.

Confira os jogos sexta rodada da Liga Europa:

Quarta-feira, 14/dez

Grupo D
Zürich-SUI 2×0 Vaslui-UCR
Lazio-ITA 2×0 Sporting-POR

Grupo E
Dynamo Kiev-UCR 3×3 Maccabi Tel-Aviv-ISR
Besiktas-TUR 3×1 Stoke City-ING

Grupo F
Slovan Bratislava-ESQ 2×3 Red Bull Salzburg-AUT
Paris Saint-Germain-FRA 4×2 Athletic Bilbao-ESP

Grupo J
Steaua-ROM 3×1 AEK Larnaca-CHP
Maccabi Haifa-ISR 0x3 Schalke 04-ALE

Grupo K
Wisla Cracóvia-POL 2×1 Twente-HOL
Fulham-ING 2×2 Odense-DIN

Grupo L
Sturm Graz-AUT 1×3 AEK Atenas-GRE
Anderlecht-BEL 5×3 Lokomotiv Moscou-RUS