O Catar continua fazendo uma campanha sem precedentes na Copa da Ásia. Nesta terça-feira, o país-sede da próxima Copa do Mundo derrotou o Iraque por 1 a 0, nas oitavas de final, e garantiu vaga para a fase seguinte, com uma campanha perfeita: quatro vitórias em quatro partidas, 11 gols marcados, nenhum gol sofrido.

LEIA MAIS: Son finalmente chegou à Copa da Ásia e já fez a diferença na vitória da Coreia do Sul sobre a China

O Catar havia vencido apenas dois jogos pela Copa da Ásia desde 1988, todos na mesma edição, quando foi sede, em 2011. Já dobrou essa marca. E agora pela primeira vez ganhou uma partida de mata-mata, cortesia do gol de falta de Bassam Hisham, aos 17 minutos do segundo tempo.

Antes do intervalo, o lateral esquerdo Abdelkarim Hassan havia sido impedido de abrir o placar duas vezes pela trave, com uma finalização de dentro da área e em um cruzamento que desviou na defesa iraquiana. Akram Afif disparou livre em contra-ataque, mas desperdiçou a ótima situação ao adiantar demais a bola e entregá-la nas mãos do goleiro Jalal Hassan Hachim.


O Iraque, também em cobrança de falta, teve a oportunidade de empatar, a 12 minutos do fim, mas, prejudicado também por dois jogadores machucados, não impediu que o Catar seguisse em frente para enfrentar a Coreia do Sul, que, nesta terça-feira, também venceu seu duelo de oitavas de final. Precisou da prorrogação para despachar o Bahrein.

A Coreia do Sul era favorito, classificada com três vitórias e nenhum gol sofrido contra um adversário que passou como um dos melhores terceiros colocados. E dominou o primeiro tempo até abrir o placar, aos 43 minutos. Linda bola de Son para Lee Yong, que cruzou rasteiro, em busca de Hwang Ui-jo. O goleiro Sayed Shubbar conseguiu o desvio, e Hwang Hee-Chan marcou no rebote.

O goleiro Kim Seung-gyu fez boa defesa antes de a melhora do Bahrein se traduzir no gol de empate. Al-Romaihi pegou o rebote da finalização de Mahdi Al-Humaidan e levou a partida para a prorrogação. Ao fim do primeiro tempo do período extra, Lee Yong chegou mais uma vez com qualidade à frente e cruzou para Kim Jin-Su fazer o gol da vitória sul-coreana, de cabeça.


Coreia do Sul e Catar enfrentam-se pelas quartas de final na sexta-feira.