O Celtic segue em velocidade de cruzeiro nas fases preliminares da Champions League, como é esperado de um clube da sua estatura (mas nem sempre acontece). Nesta quarta-feira, em casa, fez 5 a 0 no Nomme Kalju, da Estônia, e encaminhou sequência na competição europeia, com direito a três belos gols.

Os escoceses passaram sem problemas pelo Sarajevo, da Bósnia, na primeira fase preliminar e ganharam um respiro com o Kalju na eliminatória seguinte. Depois de um começo mais travado, a porteira abriu no final do primeiro tempo quando o zagueiro norueguês Kristoffer Ajer abriu o placar. Ryan Christie ampliou de pênalti e Leigh Griffiths, com uma bonita  cobrança de falta, fez 3 a 0 antes do intervalo.

No segundo tempo, Christie marcou o quarto do Celtic com um lindo chute colocado de fora da área, e Callum McGregor fechou o placar finalizando o contra-ataque com um firme chute cruzado. Se não acontecer um desastre no jogo de volta, os escoceses disputarão a terceira fase preliminar, no começo de agosto, contra Viktoria Plzen ou Olympiakos.

.

.

 

Enquanto isso

Outros seis jogos foram realizados pela segunda fase preliminar da Champions League, e os favoritos Ferencváros e Estrela Vermelha abriram boa vantagem nos jogos de ida, ambos em casa. Os húngaros fizeram 3 a 1 contra o Valleta, de Malta, e os sérvios derrotaram o Helsinki, da Finlândia, por 2 a 0, com o segundo gol marcado nos minutos finais. O Maribor recebeu o AIK, da Suécia, e venceu por 2 a 1, mesmo placar da vitória do Bate Borisov contra o Rosenborg. O Cluj derrotou o Maccabi Tel Aviv pela vantagem mínima. Dundalk e Qarabag ficaram no 1 a 1.

Confira todos os resultados dos jogos de ida desta fase, via Live Score: