O futebol está voltando na Alemanha. Nesta quarta-feira, depois de reunião do governo do país, Angela Merkel deu sinal verde para que a Bundesliga volte a ser disputada, ainda que sem público. A Liga de Futebol Alemã (DFL), que dirige as duas primeiras divisões do país, mostrou diversas medidas que serão tomadas para reduzir os riscos. O projeto teve aprovação do governo para seguir adiante. Com isso, a Bundesliga deve ser a primeira das grandes ligas a voltar a jogar.

A Alemanha continua proibindo eventos com grande público, mas a Bundesliga não terá público algum em um primeiro momento: sem torcedores e seguindo protocolos de higiene para minimizar riscos de contágio. Ainda não há data para que as duas primeiras divisões sejam retomadas, com uma possível data no dia 15 de maio aos treinamentos e no dia 22 de maio aos jogos. Há o compromisso de terminar a atual temporada, 2019/20, até 30 de junho.

O retorno será permitido se os jogadores tiverem passado por um tempo suficiente de quarentena, na forma de concentração no centro de treinamentos, antes de retomar a temporada. Originalmente, o período tem sido de 14 dias, uma semana já pode ser possível com testes regulares e resultados negativos, claro. O número de casos da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, na Alemanha caiu para menos de mil casos por dia pela primeira vez desde março, o que é um bom sinal de controle da doença no país.

A volta do futebol é considerada crucial para que os clubes mantenham saúde financeira. O custo de não terminar a temporada seria, de acordo com alguns relatos no país, de € 300 milhões só da TV. A DFL entrou em acordo com as empresas de detém os direitos de transmissão para garantir a liquidez de recursos dos clubes até junho. O dinheiro adiantado, porém, está condicionado à volta dos jogos. Ou seja: se, por qualquer motivo, as ligas não forem concluídas, o dinheiro terá que ser devolvido às emissoras.

O último jogo da Bundesliga aconteceu no dia 11 de março, com Borussia Mónchengladbach e Colônia. Restam nove rodadas para concluir a temporada das duas primeiras divisões da Alemanha. No momento, o Bayern de Munique é o líder depois de 25 jogos, com 55 pontos. O Borussia Dortmund é o segundo colocado, com 51 pontos. O RB Leipzig tem 50.

A próxima rodada, se for mesmo retomada, tem simplesmente um clássico: Borussia Dortmund x Schalke 04, com o primeiro precisando da vitória para reduzir a distância para o líder. O Bayern de Munique tinha um jogo programado contra o Union Berlim, na capital alemã.