Com 7ª vitória seguida, Man Utd fica muito perto do título

Com gol contra, United venceu Sunderland por 1 a 0 e chegou a 17 jogos de invencibilidade na Premier League, com larga vantagem na liderança

O Manchester United chegou à 25ª vitória na Premier League nesta 30º rodada como tem sido o seu estilo em 2012/13: eficiente, mas sem brilho. O triunfo por 1 a 0 sobre o Sunderland fora de casa mostrou um time seguro e maduro, que nem precisou de Wayne Rooney, poupado, para vencer. O time controlou o jogo na maior parte do tempo, mas chegou a sofrer alguma pressão na segunda etapa. Mesmo assim, saiu de campo com os três pontos – que aumentam mais ainda a vantagem enorme que já tem o time na liderança. O título parece só uma questão de tempo.

LEIA MAIS:
Chelsea tropeça, Tottenham vira 3º e Arsenal encosta

Pensando no jogo de segunda-feira contra o Chelsea, pela FA Cup, a Copa da Inglaterra, o técnico Alex Ferguson fez o que já faz por hábito: rodou bastante o seu elenco. Nos 11 que iniciaram o jogo estavam Anderson, brasileiro que vem sendo pouco aproveitado, Alexander Büttner, lateral esquerdo reserva que tem poucas chances de jogar, Ashley Young, que tem sido mais reserva que titular, além de Chris Smalling na zaga, poupando Rio Ferdinand. Mas estavam em campo Robin Van Persie, Shinji Kagawa, Michael Carrick e Nemanja Vidic, jogadores importantes em seus setores.

O gol da vitória veio no primeiro tempo, em um lance que uniu sorte com competência. Aos 27 minutos, Van Persie recebeu dentro da área, girou e chutou forte. A bola desviou em Titus Bramble e entrou. Como já é tradicional na Premier League, o gol foi dado como gol contra de Bramble. O jejum de Van Persie segue. São sete jogos pelo Manchester United sem marcar gols. O último foi no dia 10 de fevereiro. A quaresma de Van Persie segue, mesmo depois da sexta-feira santa. É verdade que ele balançou as redes pela Holanda, contra Romênia e Estônia, mas pelo Manchester United, segue em jejum.

A tranquilidade do Manchester United seguiu no segundo tempo, o que fez o Sunderland crescer no jogo e acreditar no empate. Mesmo no Stadium of Light, o time não conseguiu ir além de alguns cruzamentos para a área do United, o que não foi suficiente para levar perigo real ao goleiro David De Gea. Mesmo sem atacar muito no segundo tempo, o Manchester United ganhou mais três pontos.

Foi a sétima vitória seguida do time de Alex Ferguson, o que dá uma mostra que o Manchester United está no trilho para conquistar o seu 20º título inglês. Nos últimos 17 jogos, dois empates e 15 vitórias. A última derrota foi no dia 17 de novembro de 2012, quando caiu diante do Norwich, fora de casa, por 1 a 0. A campanha do time é notável. Nesses 30 jogos, são 25 vitórias, dois empates e três derrotas. Só Everton (1º rodada), Tottenham (6ª) e Norwich (12ª) conseguiram vencer os atuais líderes do Campeonato Inglês.

Com a vitória, o Manchester United amplia sua já confortável vantagem na liderança da Premier League. Os Dibaos Vermelhos chegaram a 77 pontos. Se o Manchester City vencer o Newcastle, ainda neste sábado, pode chegar 62 pontos.

Confira os jogos da 30º rodada da Premier League:

Sábado, 30/mar

Sunderland 0x1 Manchester United
Arsenal x Reading
Manchester City x Newcastle
Southampton x Chelsea
Swansea x Tottenham
West Ham x West Bromwich
Wigan x Norwich
Everton x Stoke

Domingo, 31/mar

Aston Villa x Liverpool

Segunda, 1º/abr

Fulham x Queens Park Rangers