O hexagonal final do Campeonato Romeno chegou à última rodada com três equipes podendo conquistar o título. O Dínamo Bucareste ficou pelo caminho, ao empatar por 1 a 1 com o Astra Giurgiu. O FCSB – nome oficial do Steaua Bucareste por causa daquela disputa judicial com o Ministério da Defesa – e o Viitorul Constanta, equipe comandada pelo craque romeno Hagi, ganharam as suas partidas e terminaram empatados com 44 pontos. O título ficou com o Viitorul por causa dos critérios de desempate.

LEIA MAIS: A Ucrânia volta a vestir as cores do Shakhtar, campeão com sobras após tantos percalços

Quer dizer, a história não é tão simples assim porque o Steaua promete contestar o regulamento na Justiça. O clube alega que o critério de desempate seria o confronto direto entre as duas equipes considerando inclusive a temporada regular, o que lhe daria vantagem sobre o Viitorul. No entanto, a Liga Profissional da Romênia interpreta que valem apenas os jogos do hexagonal final, e neles, a equipe de Hagi soma uma vitória por 3 a 1 e um empate. O Steaua afirmou que recorrerá ao Tribunal Arbitral do Esporte e está comemorando o título nas redes sociais. Mais detalhes podem ser encontrados no ótimo blog Craiovano, especialista em futebol romeno.

O Viitorul Constanta foi fundado em 2009, pelo próprio Hagi, para se tornar uma vitrine para os jovens da academia financiada pelo craque romeno. Conseguiu o acesso à segunda divisão logo na sua temporada de estreia e chegou à elite em 2012/13. Quinto colocado na última edição do Campeonato Romeno, disputou a Liga Europa, mas foi eliminado pelo belga Gent, na terceira fase preliminar.

Com média de idade de 22,2 anos e treinado por Hagi desde 2014, o Viitorul liderou a temporada regular, com 51 pontos, quatro a mais que o Steaua Bucareste, o que foi importante na conquista do título, já que somou dois pontos a menos que o FCSB no hexagonal final. O título foi selado com vitória magra por 1 a 0 sobre o Cluj, gol de pênalti de Gabriel Iancu.

O Viitorul foi o sétimo campeão diferente do Campeonato Romeno nas últimas 11 edições e disputará a Champions League na próxima temporada, mesmo se o Steaua conseguir retirar o seu título no tapetão.