Data Fifa em tse seria um momejto de jogos de seleções e apenas isso. Mas no Brasil (e na Argentina e Estados Unidos também), esse tipo de coisa não é respeitada, então teremos jogos. E jogos importantes, ainda por cima. No Brasileirão, clássicos importantes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas é claro que as Eliminatórias da Eurocopa e os amistosos internacionais também estão no pacote de jogos mostrados pela TV e damos uma indicação sobre o que pode ser interessante ver. Você, como sempre, é quem pode escolher de verdade olhando a lista com TODOS os jogos transmitidos na seção Programação de TV.

NEWSLETTER: Assine a newsletter da Trivela! Toda semana o melhor do futebol no seu e-mail

PROGRAMAÇÃO DE TV: Confira todos os jogos transmitidos na TV

O jogão

Palmeiras x Corinthians
Domingo, 16h00 – Globo (SP e parte da rede, confira), Premiere

Embora não esteja no item “o clássico”, é um dos grandes clássicos do país. E mais do que a rivalidade, envolve dois times que estão brigando por posições altas na tabela. O líder Corinthians terá pela frente o sexto colocado Palmeiras, que tenta voltar ao G4. O jogo será no Allianz Parque, mas tem tudo para ser bastante equilibrado, até pela boa fase dos visitantes. São 14 jogos que o Corinthians não perde, mas as polêmicas de arbitragem, com muitos erros a favor do Corinthians nas últimas semanas, acabam tirando um pouco do peso do bom futebol que o time tem apresentado. O Palmeiras, por sua vez, vem de derrota para o Goiás e de uma sequência de instabilidade. Nos últimos seis jogos, são quatro derrotas e duas vitórias.

O clássico

Fluminense x Flamengo
Domingo, 16h00 – Globo (RJ e parte da rede, confira)

“O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada. E aí então as multidões despertaram”. Foi assim que Nelson Rodrigues descreveu o clássico que colocará os dois times frente a frente no domingo. O Flamengo tenta embalar depois de vitória sobre o Avaí em Natal no meio da semana. O Fluminense tenta se recuperar da derrota para o Corinthians em São Paulo. Os dois estão bem perto na tabela, apesar das trajetórias bastante distintas até aqui. O Flu é o sétimo, com 33 pontos, enquanto o Flamengo é nono com 32. Uma vitória rubro-negra faria o time passar o rival na tabela. “Eu queria dizer que o Fla-Flu apaixona até os neutros”, disse Nelson Rodrigues. É o que se espera de um clássico que traz uma história tão gigante.

Fique de olho

Vasco x Atlético Mineiro
Sábado, 19h30 – Sportv (menos RJ), Premiere

A polêmica tomou conta da semana pela arbitragem ruim na derrota do Atlético Mineiro para o Atlético Paranaense no meio da semana. À parte os erros, o Atlético Mineiro sabe que precisa jogar mais bola, porque o time caiu levemente de desempenho e não tem conseguido mais decidir os jogos como vinha fazendo antes. Contra um Vasco desesperado no Rio de Janeiro, a tendência é o time deslanchar e vencer. Até porque o Vasco não tem conseguido ter consistência defensiva e o Atlético Mineiro é um dos times mais envolventes ofensivamente do Campeonato Brasileiro. Deve ser um jogo interessante para se assistir.

Vitória x Botafogo
Sábado, 15h – RedeTV, Premiere

O jogo que passará na TV aberta para o Brasil todo deve ser atrativo. A começar porque o Botafogo, uma das atrações da Série B, é o líder com 39 pontos, mas é seguido de perto pelo Vitória, que tem 38 pontos. Destaque para Escudero, que tem sido destaque do rubro-negro baiano, enquanto o Botafogo parece ter se encontrado nos últimos jogos, com direito a gols do uruguaio Navarro – já são cinco do jogador.

Boca Juniors x San Lorenzo
Domingo, 18h10 – Fox Sports

O clássico na Bombonera entre o Boca e o time do Papa (que disse que “os Cuervos gostam de pizza”) promete. Primeiro, porque é um clássico. Segundo, porque é o confronto entre os dois primeiros colocados do Campeonato Argentino. O Boca é o líder com 49 pontos, seguido pelo San Lorenzo com 47. O Boca vem em grande fase, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos. O San Lorenzo venceu três jogos e empatou dois no mesmo período. Os Xeneizes terão como atração Carlistos Tevez, enquanto os Cuervos têm o uruguaio Martín Cauteruccio como o principal jogador de ataque.

Vale uma zapeada

Portugal x França
Sexta, 15h45 – Sportv

O amistoso desta terça-feira reúne duas seleções interessantes, que podem ter alguns bons jogadores a serem observados. Os franceses têm vários jovens que tem se destacado, sendo o último deles o atacante Anthony Martial, contratado pelo Manchester United por uma fortuna. Tem Pogba, o grande nome do time, além de Antoine Griezmann, que vem se destacando bastante desde a Copa do Mundo. Portugal tem Cristiano Ronaldo, o que é uma atração por si só.

Rússia x Suécia
Sábado, 13h00 –  Sportv, ESPN Brasil

Uma palavra: Ibrahimovic. O atacante é sempre uma atração que vale a pena ser vista. Mas também tem o fato da Suécia estar brigando por classificação, em segundo lugar no grupo, e a Rússia, sede da próxima Copa, precisando vencer para também tentar ficar com uma das vagas. Os dois times estão em situações diferentes, mas como a Rússia joga em casa, o jogo tende a ser mais duro. Vale para ver como o país sede da próxima Copa está se preparando também.

San Marino x Inglaterra
Sábado, 13h00 – Sportv

O jogo não é equilibrado e deve ter um passeio inglês. Não que a Inglaterra seja um grande time, mas porque San Marino é basicamente um time amador. O que vale é para quem acompanha a Premier League dar uma olhada em como alguns dos destaques locais se saem na seleção, como o zagueiro Stones, o meia Barkley e o lateral Clyne. Vale também para Rooney, que não vem em grande fase, mas segue sendo o principal jogador, capitão do time.

Espanha x Eslováquia
Sábado, 15h45 – Sportv 2

O jogo tende a ser interessante porque a Espanha vem em um momento bastante instável, em uma mudança do time, de características, enquanto a Eslováquia, mesmo que não seja um grande time, tem alguns jogadores experientes que podem complicar um pouco. Mas vale especialmente para ver como Diego Costa se encaixa no time. O técnico Vicente Del Bosque cobrou o atacante dizendo que ele está rendendo menos do que o esperado. O próprio jogador admitiu que tem rendido menos do que pode. Então, eis uma chance de voltar a brilhar. Vale também ver o papel de Andrés Iniesta, que deverá ser o líder desses jogadores, junto com Sergio Ramos.

Itália x Bulgária
Domingo, 15h45 – Sportv

A Itália vem jogando um futebol horroroso, mas o técnico Antonio Conte sabe que precisará tirar mais do time nesta partida contra a Bulgária, no estádio Renzo Barbera, em Palermo. Os italianos precisam jogar mais e alguns dos nomes mais importantes do time ainda estão devendo. Pirlo continua no time, mas foi Graziano Pellè que salvou o time de um empate contra Malta. Desta vez, os italianos esperam um pouco menos de sufoco para ficar com os três pontos.

O reencontro

Alemanha x Polônia
Sexta, 15h45 – Sportv 2

Depois de vencer os alemães em sua casa, os poloneses agora visitam os campeões do mundo. É claro que a missão será muito mais difícil desta vez, mas o jogo pode ser bastante interessante. A começar pelo fato da Polônia ser a líder do grupo com 14 pontos contra 13 dos alemães. Então, o time comandado por Joachim L6ow tem mais um motivo para querer vencer: tomar a ponta. Os dois primeiros colocados se classificam à Eurocopa, mas para quem é campeão mundial, terminar em primeiro é uma questão que vai além da classificação.

O cara

Lucas Lima
Brasil x Costa Rica
Sábado, 17h00 – Globo, Sportv

Uma das grandes novidades da Seleção Brasileira é a presença do meia Lucas Lima, do Santos. Dunga treinou o time com Marcelo Grohe, do Grêmio, como titular, além de Lucas Lima e Hulk como atacante centralizado. Roberto Firmino também treinou no lugar de Hulk e pode começar jogando. No meio, há uma disputa entre Fernandinho, que jogou a primeira parte do treino, e Elias. Neymar, mesmo tendo condições de jogo, deve ser reserva, já que não pode atuar nos dois primeiros jogos das Eliminatórias. O jogo também marca a volta de Kaká e Lucas Moura à seleção. Os dois ex-são-paulinos começam a partida no banco, mas devem ganhar chance durante o jogo.

Passe longe

Áustria x Moldávia
Sábado, 15h45 – ESPN Brasil

Talvez você não precise de absolutamente nenhum motivo para ignorar esse jogo, mas nós vamos aqui falar sobre isso mesmo assim. A Áustria é a líder do Grupo G, seguida pela Suécia, Rússia, Montenegro e Liechtenstein. A Moldávia é a lanterna. Alguém vai alegar que é uma chance de ver David Alaba atuando pela Áustria, onde costuma ser meia, não lateral esquerdo. É verdade. Mas veja: é uma seleção que tem também Marc Janko e Marko Arnautovic como destaques. Pense bem antes de se dedicar a esta partida.