O Meu Time de Botão é um podcast da Central 3, nossa parceira no podcast semanal da Trivela, que traz um convidado para falar sobre um time que marcou a sua vida. Todas as edições podem ser vistas aqui.

Por Leandro Iamin e Paulo Junior, da Central 3

Steven George Gerrard assinou seu primeiro contrato profissional com o Liverpool em 5 de novembro de 1997, exatamente quando começa a história desta edição do Meu Time de Botão, uma homenagem ao grande jogador que anunciou a aposentadoria no final do último mês de novembro.

O primeiro destaque da nossa conversa é exatamente o início da carreira do jovem meio-campista. Ele estreou aos 18 anos, em 29 de novembro de 1998, entrando no fim de um jogo da Premier League contra o Blackburn Rovers, num dia em que o Liverpool foi a campo com David James, Babb, Bjorneby, Carragher e Staunton; Heggem, Jamie Redknapp, Berger e Paul Ince; Owen e Fowler.

Dali, Gerrard fez 28 partidas como titular em 1999/2000 e depois teve grande desempenho em 2000/01, quando levantou não só a primeira, mas as três primeiras taças com a camisa vermelha (Copa da Liga, Copa da Inglaterra e Copa da UEFA), inclusive sendo eleito o melhor jovem da Premier League.

Gerrard vira capitão do time em 2003, é especulado no Chelsea, e daí saltamos para a temporada 2004/05, quando chega Rafa Benítez. É sob o comando do técnico espanhol (e num time escalado com Dudek; Finnan, Carragher, Hyypia e Traoré; Xabi Alonso, Luis Garcia, Gerrard e Riise; Kewell e Baros) que o já camisa 8 protagoniza a grande virada na final da Champions League diante do Milan, buscando um placar de 0 a 3 e levantando a taça nos pênaltis. Inesquecível.

Por fim, nosso terceiro e último ponto nesta edição do programa trata da temporada 2013/14, o último quase título do Campeonato Inglês, troféu que nunca passou pelas mãos de Steven Gerrard. Com Mignolet, Suárez, Coutinho e Sturridge, o capitão marcou 13 gols em 33 jogos como titular na campanha de goleadas e bom futebol, mas perdeu uma bola que virou gol do Chelsea, na derrota que acabou deixando a liderança mais perto do City – no fim, o time azul de Manchester se sagrou campeão.

Pelos Reds, foram 710 jogos, terceiro maior da história do clube atrás apenas de Ian Callaghan e Jamie Carragher. Venceu Champions, Copa da UEFA, Supercopa Europeia, Copa da Inglaterra, Copa da Liga e Supercopa da Inglaterra. Faltou, claro, o Campeonato Inglês, pelo qual fez 120 gols e deu 92 assistências.

Passamos pelos grandes jogos, gols marcantes e parceiros das quase duas décadas como profissional ao Liverpool de um senhor jogador chamado Steven Gerrard. Vem com a gente!