A seleção brasileira iniciou oficialmente seu novo ciclo nesta sexta-feira. Tite realizou a convocação para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, que acontecem nos dias 7 e 11 de setembro. Como era de se esperar, novas observações serão realizadas pensando na Copa América de 2019. E já é possível perceber uma renovação em relação ao elenco que alcançou as quartas de final da Copa do Mundo. A nova lista do treinador está recheada de garotos que vinham pedindo passagem no futebol brasileiro durante os últimos meses. Nomes que poderiam ser uma aposta na Rússia, mas agora se tornam um caminho para o futuro.

Arthur volta ao meio-campo depois de fazer uma excelente pré-temporada com o Barcelona, além do protagonismo no Grêmio. Lucas Paquetá ganha a primeira chance, em alta no Flamengo. Já no ataque, além do reconhecimento à fase de Everton no Grêmio neste ano, Pedro também ganha espaço como centroavante, empilhando gols com a camisa do Fluminense. Outros especulados, como Malcom ou David Neres, ainda não ganham vez. Edu Gaspar declarou que Tite optou por não chamar mais de um atleta por clube brasileiro.

Uma das surpresas é Andreas Pereira. O meio-campista não se destacou tanto assim em seu empréstimo ao Valencia, mas voltou ao Manchester United e começa a ser utilizado por José Mourinho. Apesar de ter cidadania belga e ter atuado no início de sua carreira na base pela seleção local, adotou a seleção brasileira posteriormente e, ao que tudo indica, faz a sua escolha definitiva. Além disso, com certa demora, Fabinho volta às listas. No entanto, apesar de ser utilizado como meio-campista no Monaco, antes de se transferir ao Liverpool nesta temporada, foi chamado como lateral – tentando suprir a lacuna na direita. O miolo de zaga, outra posição carente, também ganha duas novas opções: Dedé e o ex-corintiano Felipe, atualmente no Porto.

Além disso, aconteceu o chamado de um jogador da seleção sub-20, para ganhar experiência no grupo principal. O escolhido foi o goleiro Hugo, destaque nas categorias de base do Flamengo. Vai ganhar rodagem ao lado de Alisson e Neto. Edu Gaspar afirmou que Ederson seria convocado, mas pediu dispensa por motivos pessoais e contou com a compreensão da comissão técnica.

Abaixo, a lista completa:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Hugo (Flamengo), Neto (Valencia)

Defensores: Alex Sandro (Juventus), Dedé (Cruzeiro), Fabinho (Liverpool), Fágner (Corinthians), Felipe (Porto), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Meio-campistas: Andreas Pereira (Manchester United), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Flamengo), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan)

Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Neymar (Paris Saint-Germain), Pedro (Fluminense), Willian (Chelsea)


Os comentários estão desativados.