CBF suspende torneios sob sua jurisdição e deixa decisões sobre estaduais às federações

A medida da CBF se aplica à Copa do Brasil, aos Campeonatos Brasileiros Femininos de primeira e segunda divisão, ao Brasileiro sub-17 e à Copa do Brasil sub-20

A CBF anunciou, neste domingo, que os torneios em andamento sob sua jurisdição, como a Copa do Brasil e o Brasileirão Feminino, estão suspensos por prazo indeterminado, devido à pandemia de coronavírus que, pela última contagem da universidade americana John Hopkins, havia registrado 162 casos no país, ainda sem mortes.

MAIS: QUAIS CAMPEONATOS FORAM SUSPENSOS? QUAIS FECHARAM OS PORTÕES?

Na última sexta-feira, alguns campeonatos estaduais anunciaram a realização de jogos com portões fechados, como o Mineiro e o Gaúcho. O Carioca e o Paulista aplicaram a medida apenas para os compromissos programados para as capitais dos seus estados.

Jogadores do Grêmio, liderados pelo treinador Renato Gaúcho, entraram em campo com máscaras para protestar contra a realização do jogo pelo Campeonato Gaúcho contra o São Luiz, vencido pelo time tricolor por 3 a 2, na manhã deste domingo.

Segundo a nota da CBF, a paralisação dos campeonatos estaduais está por conta das respectivas federações. “Elas terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local”, afirmou a entidade.

A Federação Mineira foi a primeira a suspender o seu torneio estadual, por tempo indeterminado.

A medida da CBF se aplica à Copa do Brasil, aos Campeonatos Brasileiros Femininos de primeira e segunda divisão, ao Brasileiro sub-17 e à Copa do Brasil sub-20. A Copa do Nordeste, também sob chancela da entidade, não foi citada. Segundo o jornalista Cassio Zirpoli, a decisão será da Liga do Nordeste e tende a parar. Neste fim de semana, os jogos foram realizados normalmente com torcida.

O jornalista Napoleão de Almeida, da Bandsports, informou que alguns clubes articulam-se para aproveitar essa oportunidade e adequar o calendário do futebol brasileiro ao Europeu.