O futebol europeu está voltando – finalmente! -, e antes que você perceba, as semanas serão recheadas de partidas a todo o instante para o apaixonado pelo esporte se deliciar. Com tantas opções, é bom saber exatamente em qual canal o seu time favorito estará desfilando as suas qualidades (ou a falta delas). Por isso, destrinchamos os contratos das emissoras com os campeonatos, nacionais e internacionais, e fizemos um guia bem simples para você. Preste atenção porque há novidades além da exclusividade da Champions League no Esporte Interativo.

LEIA MAIS: Barça quer divisão equitativa dos direitos de TV na Espanha, mas não há nada de altruísta nisso

Obs.: As escolhas dos jogos entre emissoras que dividem direitos funciona que nem a pelada da sua rua. Quem ganha o par ou ímpar – no caso, quem tem a primeira escolha – leva o principal jogo da rodada. O outro escolhe o segundo, e assim sucessivamente.

EUROPA
Campeonato Inglês

ESPN Brasil e Fox Sports entram no último ano do contrato de direitos de transmissão da Premier League. A cada rodada, uma delas tem as escolhas 1, 4, 5 7 e 9, e a outra, 2, 3, 6, 8 e 10. Na rodada seguinte, inverte. A ESPN Brasil ainda tem os direitos da Copa da Inglaterra, da Copa da Liga Inglesa e da segunda divisão até 2018.

Campeonato Alemão

Após duas décadas exibindo a Bundesliga, a ESPN Brasil estava se despedindo da competição estrelada pelo Bayern de Munique, mas fechou acordo com a Fox Sports para dividi-la até 2017/18, ou seja, pelas próximas três temporadas. Segundo a Máquina do Esporte, a negociação foi realizada diretamente pelas matrizes dos EUA. Cada emissora terá direito a metade dos jogos, no mesmo estilo do Inglês. A ESPN Brasil também mostrará partidas decisivas do rebaixamento. A Supercopa da Alemanha de 2016 e 2017 será compartilhada.

Campeonato Espanhol

A ESPN Brasil renovou os direitos pelos próximos cinco anos, ao invés dos três habituais nesse tipo de contrato. Transmite Barcelona e Real Madrid até 2020. Com o encerramento das operações da Sky Plus por aqui, a parceira mudou. Agora, o revezamento de partidas será com a Fox Sports, para quem sublicenciou a competição. A divisão também segue o modelo do Inglês.

Campeonato Italiano

ESPN Brasil e Fox Sports haviam fechado um acordo no meio da temporada passada, a última do contrato anterior, para dividir as partidas, uma espécie de teste. A Fox renovou os direitos pelos próximos três anos, e a princípio não havia acordo com a ESPN. Mas a emissora da Disney anunciou, alguns dias depois, que também transmitirá os jogos dos principais times do país. A divisão também é metade metade.

Campeonato Francês

Os direitos de transmissão são do Sportv, mas a ESPN Brasil tem sublicença para transmitir o Campeonato Francês. A emissora carioca tem direito à primeira escolha. O SporTV tem exclusividade da Copa da Liga Francesa e divide a Copa da França com o Esporte Interativo.

ASSINE: A newsletter da Trivela está de volta. Por que você ainda não a assinou?

Campeonato Português

Transmissão do SporTV, que sublicencia uma partida não-exclusiva, qualquer uma, para a ESPN Brasil por rodada.

Grego, Turco, Ucraniano, Russo e Holandês

A ESPN Brasil não renovou com o Grego, mas manteve o Holandês. Os outros estão sob análise.

Belga e Escocês

A Fox Sports reforça a sua grade com esses dois torneios europeus. O Belga já foi transmitido no último final de semana.

Champions League
A Champions League deixa a ESPN Brasil e será transmitida pelo Esporte Interativo (Foto: AP)
A Champions League deixa a ESPN Brasil e será transmitida pelo Esporte Interativo (Foto: AP)

O Esporte Interativo adquiriu os direitos exclusivos de transmissão para a TV fechada para as próximas três temporadas. O canal tinha direito aos jogos de terça-feira na TV aberta, mas, no novo contrato, a Globo arrebatou as duas datas. Deve, como sempre, exercer seu direito a partir das fases finais e sublicenciar os jogos das primeiras rodadas para a Bandeirantes. No entanto, pode mostrar as duas datas apenas sete semanas por temporada. Nas outras nove, precisa escolher apenas uma.

Liga Europa

A ESPN Brasil detém os direitos tem os direito para a TV fechada e sublicencia as partidas para a Fox Sports, mesmo estilo das outras divisões. O Esporte Interativo transmite na TV aberta.

AMÉRICA
Competições Sul-Americanas

A Fox Sports tem a Copa Libertadores para as Américas. O grupo de Murdoch repassava o torneio para o SporTV e Globo, mas requisitou a exclusividade para TV paga quando lançou seu canal do Brasil. No final de 2012, a Fox fez um acordo com o SporTV, que vale até 2018. Os dois canais compartilham a primeira escolha da rodada. A Fox tem exclusividade da segunda e o SporTV, da terceira. Todos os demais jogos são da Fox. O esquema é o mesmo da Copa Sul-Americana. Em troca de abrir mão da exclusividade dos torneios da Conmebol, a Fox recebeu a Copa do Brasil, o direito de passar um VT do Brasileiro, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Campeonato Argentino

Direitos exclusivos da Fox Sports.

Major League Soccer

A ESPN Brasil tem o direito a retransmitir os jogos dos quais a matriz americana tem direito, mais os do New York City, por ter negociado diretamente com o clube. No total, deve passar 33 partidas nesta temporada. O SporTV, pelos próximos quatro anos, pode mostrar pelo menos duas partidas por rodada e o jogo das estrelas.

Campeonato Mexicano

O México é uma pequena bagunça porque os clubes negociam individualmente com cada emissora, que só pode passar os jogos em casa dos times com os quais acertou. A ESPN Brasil transmite as partidas do Atlas e do Santos Laguna, com VTs de Tijuana e Querétaro. A Fox Sports, Pachuca e León.

BRASIL
Campeonato Brasileiro

Quem passa o Campeonato Brasileiro em TV fechada é o SporTV, que permite que a ESPN Brasil transmita os melhores momentos estendidos. A Fox Sports também passa os melhores momentos e um jogo em VT. A Segundona pertence à Globo e ao SporTV, que sublicenciam partidas para a RedeTV. A Série C é da TV Brasil, na rede aberta, e do Esporte Interativo, na fechada. A Série D é transmitida pelo Esporte Interativo e Esporte Interativo Nordeste.

Copa do Brasil
Copa do Brasil
Copa do Brasil

A Copa do Brasil é do SporTV, que repassou para ESPN e Fox Sports. O esquema de compartilhamento do SporTV com a Fox é o inverso da Libertadores.

Copa do Nordeste e Copa Verde

Esporte Interativo tem o torneio para todas as plataformas e sublicencia três jogos por rodada para a Globo passar localmente. A Copa Verde é só do Esporte Interativo.

CURTA A TRIVELA NO FACEBOOK

Estaduais

Os contratos nem sempre têm as datas limites divulgadas e às vezes são fechados em cima da hora. O normal é que as principais emissoras locais, a maioria afiliada da Globo, mantenham os torneios. Em 2015, foi assim:

Alagoano: TV Gazeta (AL) e Esporte Interativo Nordeste
Amazonense: A Crítica (AM)
Baiano: Rede Bahia (BA) e PFC
Brasiliense: Globo Brasília (DF)
Capixaba: TV Gazeta (ES), cinco jogos
Carioca: Globo, Band, SporTV e PFC
Catarinense: RBS (SC) e PFC
Cearense: Sistema Verdes Mares (CE) e Esporte Interativo Nordeste
Gaúcho: RBS (RS), SporTV e PFC
Goiano: Anhanguera (GO) e TV Goiânia (GO)
Maranhense: TV Guará (MA), Esporte Interativo e Esporte Interativo Nordeste
Matogrossense: TV Centro América (MT)
Mineiro: Globo Minas (MG), SporTV e PFC
Paraibano: Esporte Interativo e Esporte Interativo Nordeste
Paraense: TV Cultura (PA)
Paranaense: RPC (PR), Band e PFC
Paulista: Globo, Band, SporTV e PFC
Pernambucano: Globo Nordeste (PE) e PFC
Potiguar: Esporte Interativo e Esporte Interativo Nordeste
Piauiense: TV Meio Norte (PI), Esporte Interativo e Esporte Interativo Nordeste
Sergipano: TV Sergipe (SE)e Esporte Interativo Nordeste
Sul-Matogrossense: TV Morena (MS)
Rondoniense: RedeTV! (RO)
Demais: sem transmissão

Categorias de base

O Brasileiro Sub-20 é transmitido pelo SporTV e pela ESPN Brasil. Copas do Brasil Sub-17 e Sub-20 são da ESPN Brasil, sublicenciados para o SporTV. A Libertadores Sub-20 é da Fox Sports. A Copa São Paulo é transmitida por Globo, SporTV, ESPN e Rede Vida.

MUNDO
Eliminatórias

As Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo pertencem ao grupo FullPlay, e no Brasil, eram repassados à Sports+ na TV fechada. O canal da Sky no Brasil encerrou suas atividades, mas ninguém, até agora, anunciou a compra dos direitos. As Europeias são do SporTV, sublicenciadas à ESPN Brasil. O Esporte Interativo mostra as da Concacaf.