O Campeonato Francês por muitos anos foi difícil: difícil de assistir. O Paris Saint-Germain nadava de braçadas e muitos jogos não era exatamente emocionantes. A atual temporada está diferente e está na hora de prestar bastante atenção à eletrizante briga pelas primeiras posições, cabeça a cabeça, ponto a ponto, entre os líderes Monaco e Nice e o terceiro colocado PSG. E este final de semana está especial. Os dois primeiros lugares da tabela enfrentam-se em um acirrado confronto direto, ao mesmo tempo em que Lyon e Saint-Étienne – respectivamente, na quarta e na quinta posição – fazem um dos clássicos de mais rivalidade da França.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV DO FIM DE SEMANA

Nada mal certo? Mas isso é apenas parte de um fim de semana especial, principalmente para o torcedor do São Paulo, que verá pela primeira vez um dos seus maiores ídolos como técnico em um jogo oficial. Depois de vencer a amistosa Flórida Cup, Rogério Ceni encara a primeira rodada do Campeonato Paulista, e o adversário já promete ser osso duro de roer: o atual vice-campeão Audax. Caso você ainda não esteja satisfeito – difícil de agradar, né? -, ainda tem o líder Chelsea contra o Arsenal, na Inglaterra, nada mais do que Juventus x Internazionale, na Itália, e Porto x Sporting, em Portugal.

O jogão

Chelsea x Arsenal
Sábado, 10h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Chelsea (1.95), Arsenal (4.12), empate (3.55)

Arsène Wenger, técnico do Arsenal (AP Photo/Matt Dunham)
Arsène Wenger, técnico do Arsenal (AP Photo/Matt Dunham)

Os torcedores do Arsenal não estão felizes com Arsène Wenger. Um sentimento que tem sido habitual mais ou menos na metade da temporada, quando eles percebem que dificilmente o jejum de títulos ingleses – o último foi em 2004 – será quebrado. A derrota para o Watford, em casa, foi pesada. Era o jogo que qualquer campeão precisa vencer. Deixou os Gunners a nove pontos de distância do líder, e a única maneira de compensar o tropeço será vencendo o Chelsea em Stamford Bridge para que a diferença retorne a seis pontos. Os comandados de Antonio Conte, no entanto, seguem em velocidade de cruzeiro: a série de 13 vitórias seguidas foi interrompida pela derrota para o Tottenham, mas,  na sequência, ganharam de Leicester e Hull City, sem sequer serem vazados, e conseguiram um bom empate com o Liverpool, em Anfield. Curiosamente, foi o Liverpool o único time que conseguiu não perder em Stamford Bridge nesta temporada, quando venceu, por 2 a 1, em setembro. Tirando esse jogo, dez vitórias para o Chelsea em seus domínios.

O clássico

Saint-Étienne x Lyon
Domingo, 18h (Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Saint-Étienne (3.62), Lyon (2.08), empate (3.38)

Apenas a rivalidade que existe entre os dois clubes, cujas cidades são separadas por apenas 60 quilômetros no sudeste da França, seria suficiente para este clássico ser interessante. Mas ele ainda vale muito porque o Lyon é terceiro colocado, com 37 pontos, e o Saint-Étienne, o quarto, com 33. Confronto direto pelo direito de se sagrar o melhor do resto, já que os três primeiros colocados da Ligue 1 – Monaco, Nice e Paris Saint-Germain – estão a léguas de distância (o mais próximo, o PSG, a nove pontos) e já bem consolidados na zona de classificação para a próxima Champions League. A fase do Saint-Étienne é um pouco melhor: depois de conseguir apenas três vitórias em 13 rodadas, ganhou os últimos dois jogos, contra Angers e Toulouse, e emenda uma invencibilidade de quatro partidas. O Lyon está mais irregular. Ganhou apenas do Olympique Marseille em seus últimos três duelos, e no último fim de semana, foi derrotado, em casa, pelo Caen, 18º colocado do Campeonato Francês.

Fique de olho

Juventus x Internazionale
Domingo, 17h45 (Fox Sports 2)
Cotações da Odd Shark: Juventus (1.60), Internazionale (6.07), empate (3.93)

Você sabe que o fim de semana está recheado quando um Juventus x Internazionale não é o nosso Jogão. O clássico italiano fecha a 23ª rodada da Serie A e tem a missão de dar um pouco de emoção ao torneio que a Velha Senhora lidera com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado, com um jogo a menos. Se isso acontecer, será especial porque, até agora, o time de Allegri tem sido muito feliz dentro de casa: 11 jogos, 11 vitórias. A última vez que tropeçou como mandante em Turim foi no começo da temporada passada, em setembro de 2015. São 27 triunfos seguidos em seus domínios. Trabalhão para a Inter, não? Mas a equipe de Milão, com exceção da derrota para a Lazio pela semifinal da Copa Itália, está em grande fase, com sete vitórias seguidas pelo Campeonato Italiano, tendo sofrido apenas dois gols nestes jogos. Tem as armas, mas o retrospecto conta contra: não derrota a Juve fora de casa desde 2012.

Monaco x Nice
Sábado, 14h (SporTV e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Monaco (1.96), Nice (6.11), empate (4.16)

Balotelli, do Nice
Balotelli, do Nice

Em meio ao domínio do Paris Saint-Germain nos últimos anos, seria difícil imaginar que veríamos um confronto entre o primeiro e o segundo colocado da Ligue 1 que não envolvesse o time da capital. Mas eis que o Monaco está voando na garupa do seu elenco jovem e do seu ataque arrasador: 65 gols em 22 rodadas, o melhor das principais ligas europeias. Na última rodada, conseguiu arrancar um importante empate com o PSG, fora de casa. Perdeu apenas um jogo nos últimos 13 pelo Campeonato Francês. O Nice surpreende ainda mais. Só foi derrotado uma vez até agora e está nas primeiras posições desde o começo do torneio. Deixou que o Monaco encostasse ao empatar três vezes seguidas, mas recuperou-se com uma boa vitória sobre o Guingamp, por 3 a 1. Balotelli fez seu nono gol na Ligue 1 nesta partida e, quando ele vai às redes, o presságio é bom: nas seis partidas em que o italiano deixou sua marca, o Nice venceu.

Sevilla x Villarreal
Domingo, 9h (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Sevilla (1.65), Villarreal (5.44), empate (3.96)

A última rodada foi um balde de água fria para as pretensões do Sevilla no Campeonato Espanhol, e um balde de água fria bastante cruel. O time de Jorge Sampaoli, que durante a semana disse que a briga do clube pelo título não era um sonho, era uma realidade, entrou na 20ª rodada a um ponto do Real Madrid – com um jogo disputado a mais -, e, no segundo minuto do jogo contra o Espanyol, fora de casa, Pareja cometeu pênalti e foi expulso. Reyes fez 1 a 0, Jovetic ainda empatou, mas o anfitrião fez valer a superioridade numérica para ganhar por 3 a 1. Ou seja, o Sevilla agora está a quatro pontos da ponta, potencialmente sete. Precisa de qualquer jeito ganhar do Villarreal, sexto colocado, que já esteve em fase melhor. Agora sem Alexandre Pato, tem apenas quatro vitórias em suas últimas 11 rodadas.

O reencontro

Leicester x Manchester United
Domingo, 14h (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Leicester (5.44), Manchester United (1.69), empate (3.80)

Claudio Ranieri, técnico do Leicester (Foto: AP)
Claudio Ranieri, técnico do Leicester (Foto: AP)

A confirmação veio com o tropeço do Tottenham contra o Chelsea, na segunda-feira, mas foi o pontinho conquistado contra o Manchester United, no dia anterior, que garantiu ao Leicester o histórico título inglês da temporada passada. A situação atual da equipe de Ranieri não poderia ser mais diferente: com três derrotas seguidas, e quatro jogos sem vitória, ocupa a 16ª colocação, apenas a dois pontos da zona de rebaixamento. Será que o campeão inglês cairá para a segunda divisão? Para evitar que isso aconteça, a reação tem que ser imediata, e a missão é bastante difícil. Enfrenta o Manchester United, que havia conseguido uma sequência de vitórias, mas empatou seus últimos três jogos pela Premier League. E não é que o Leicester se dá bem contra o United, mas até que tem um retrospecto respeitável desde que retornou à primeira divisão. Em cinco partidas pela liga inglesa, ganhou uma, empatou duas e perdeu duas. Na Supercopa da Inglaterra, ano passado, perdeu por 2 a 1, em um jogo duríssimo para o estreante José Mourinho.

O cara

Rogério Ceni
Audax x São Paulo
Domingo, 17h
Cotações da Odd Shark: Audax (5.55), São Paulo (1.79), empate (3.46)

Dentro das suas possibilidades financeiras, o São Paulo contratou bons reforços para a temporada, mas a principal fonte de esperança é um velho conhecido. Rogério Ceni está de volta e, com seus auxiliares estrangeiros, seus métodos diferentes de treinamento, e o título da Flórida Cup para dar moral, fará a sua estreia em jogos oficiais na primeira rodada do Campeonato Paulista. Um momento desses merece um convidado de gala: o Audax, atual vice-campeão paulista, tentará surpreender os grandes novamente. Não será fácil porque, apesar de Fernando Diniz estar de volta, restam apenas seis jogadores do elenco da brilhante campanha de 2016, quando uma das suas melhores atuações foi justamente na goleada por 4 a 1 sobre o São Paulo, na semifinal.

Vale uma zapeada

Santa Cruz x Náutico
Sábado, 16h45 (EI Maxx)
Cotações da Odd Shark: Santa Cruz (2.19), Náutico (3.25), empate (3.33)

Escolhemos Santa Cruz x Náutico para destacar, por se tratar de um clássico regional – pelo segundo fim de semana seguido; no último domingo, empataram por 1 a 1, pelo Campeonato Pernambucano -, mas o apaixonado por futebol esperto ficará de olho em toda a roda da Copa do Nordeste que se desenvolverá ao longo deste final de semana. Tem Bahia, tem Fortaleza, tem Vitória, tem ABC, tem Sport e tem muita emoção no mais legal campeonato do primeiro semestre no futebol brasileiro.

Athletic Bilbao x Barcelona
Sábado, 13h (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Athletic (12.04), Barcelona (1.23), empate (6.76)

Luis Suárez comemora seu gol pelo Barcelona contra o Atlético de Madrid (Photo by Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images)
Luis Suárez comemora seu gol pelo Barcelona contra o Atlético de Madrid (Photo by Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images)

O Barcelona vem oscilando na temporada e, por causa disso, está tão longe do Real Madrid no Campeonato Espanhol. Quatro pontos – potencialmente sete – separam os dois gigantes do país, depois de os catalães não conseguirem sair do empate contra o Bétis, na última rodada. O time de Luis Enrique não consegue ganhar três jogos seguidos por La Liga desde o começo de novembro e vem dando sinais esgotamento. Mas quem tem Messi e Suárez tem meio caminho andado: no meio de semana, cada um fez um golaço na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético de Madrid, fora de casa, pela Copa do Rei. O Athletic Bilbao, sétimo colocado, descansou, após encerrar uma série de três empates com vitória sobre o Sporting Gijón, no último fim de semana.

Borussia Dortmund x RB Leipzig
Sábado, 15h30 (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Borussia Dortmund (1.72), RB Leipzig (4.77), empate (3.97)

Oscilação, aliás, é o sobrenome da temporada do Borussia Dortmund. Se o Barcelona não emenda três vitórias seguidas pela liga nacional desde novembro, o time de Thomas Tuchel não consegue essa sequência desde setembro, entre a terceira e a quinta rodada. Desde então, embarcou em uma montanha-russa, que o tirou da briga pelo título alemão e o coloca na disputa por vaga na próxima Champions League. Dar dica de aposta é trabalho dos nossos amigos da Odd Shark, mas arrisco que um empate é uma boa pedida, considerando que o Dortmund terminou quatro das suas últimas cinco rodadas da Bundesliga em igualdade no placar. O adversário da vez será o RB Leipzig, que surpreendentemente ainda briga pelo título, a três pontos do líder Bayern de Munique. Após a pausa de inverno, recuperou-se da derrota para os bávaros no final do ano passado com vitórias sobre Eintracht Frankfurt e Hoffenheim.

Porto x Sporting
Sábado, 18h55 (EI Maxx e Bandsports)
Cotações da Odd Shark: Porto (1.97), Sporting (3.95), empate (3.38)

Apenas uma equipe conseguiu bater o Porto neste Campeonato Português: o próprio Sporting. Foi na terceira rodada, quando os Leões ainda achavam que brigariam novamente pelo título, antes de enfrentarem uma queda brusca de rendimento em dezembro. Conseguiu mais ou menos se recuperar, com duas vitórias e dois empates em 2017, mas ainda está a sete pontos do líder Benfica. Precisa, portanto, vencer o Porto de qualquer maneira, em mais um clássico deste final de semana. Acha que é fácil? Em dez jogos no Estádio do Dragão pela liga portuguesa, nesta temporada, o Porto tem nove vitórias e um empate.