Os jogos de futebol no fim do ano são uma tradição na Inglaterra, com partidas disputadas no Boxing Day, dia 26 de dezembro, e nos últimos dias do ano. É o único dos grandes campeonatos de futebol que disputa jogos nesta época do ano e é muito criticado por isso. Agora, a Espanha deve adotar o mesmo caminho, ao menos por uma temporada. E tudo por causa da seleção espanhola.

LEIA TAMBÉM: [Galeria] A Supercopa não vale? Então veja como ficou Bilbao na festa do Athletic

Segundo a Deportes Cope, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a Asociación de Futbolistas Españoles (AFE) entraram em um acordo para que haja rodadas do Campeonato Espanhol durante o período de festas de fim de ano. Os jogos seriam disputados nos dias 30 e 31 de dezembro, quarta e quinta-feira.

Na Inglaterra, esse tipo de jogo serve para atrair mais público e também como uma atração na TV. Na Espanha, porém, a medida é para beneficiar a seleção espanhola. A medida visa adiantar em uma data o fim da liga espanhola para que a última rodada seja no dia 15 de maio. Foi um pedido do técnico da seleção da Espanha, Vicente Del Bosque, para ter 25 dias de preparação para a Eurocopa, que será na França.

Com isso, a 17ª rodada, que estava prevista para o dia 3 de janeiro, seria adiantada para os dias 30 e 31 de dezembro. A maior parte dos jogos seria disputada no dia 30 de dezembro, para que um jogo entre equipes próximas fosse jogado no dia 31 e tivesse menos prejuízo aos envolvidos para comemorar a noite de Ano Novo.

Com o adiantamento de uma rodada, a liga espanhola terminaria no dia 15 de maio em vez de no dia 22, com a final da Copa do Rei sendo disputada no dia 21. O calendário espanhol seria reduzido em uma semana e beneficiaria a preparação da Roja visando a competição na França. A Eurocopa de 2016 começará no dia 10 de junho, com a final no dia 10 de julho.


Os comentários estão desativados.