Campeões e principiantes

Restam quatro rodadas para o final da temporada. Mas o que se desenha na tabela da Bundesliga depois de 30 disputadas é que o título parece estar entre duas equipes: Wolfsburg e Bayern de Munique devem decidir ponto a ponto, até o último jogo,a conquista da temporada 2008/09, com a igualdade de ter o mesmo adversário como o mais complicado entre as últimas partidas: o Stuttgart.

E foi pelo envolvimento do time e pela força ofensiva do artilheiro Grafite e do vice-artilheiro da competição Dzeko, que pela primeira vez o técnico Felix Magath declarou o favoritismo de sua equipe: ” A nossa sequencia até o final da temporada é semelhante ao do Bayern. Temos três pontos de vantagem, somos líderes e todos precisam esperar por um tropeço nosso. Do contrário, ninguém nos ultrapassa”.

A vantagem de lobos e bávaros definiu-se ainda mais no último final de semana. Se o Hamburg ainda estava vivo na disputa de tres competições, no domingo, o empate em 1 a 1 contra o Hertha Berlim na HSH-Nordbank-Arena deixou a equipe com chances apenas matemáticas de terminar a temporada com o título da Bundesliga, enquanto a equipe da capital resta sonhar a distancia já que não tem grandes dificuldades na reta final (Bochum, Colônia, Schalke 04 e Karlsruher).

Não fosse pelo empate em 2 a 2 contra o fraco Arminia Bielefeld, o Stuttgart poderia fazer ainda mais a diferença na reta final. Mesmo com um futebol mais consistente, a ótima sequencia dos schwabens foi prejudicada pela disposição do Arminia para superar-se e escapar do rebaixamento.

A Bundesliga vai sendo decidida analisando os próximos confrontos, talvez contando com tropeços improváveis ou na sorte de campeões ou principiantes.

Perto da final

Ao marcar o único gol da partida, o meia Trochowski garantiu uma boa vantagem ao Hamburg, para decidir, em casa, a vaga para a decisão da Copa Uefa, na próxima quinta-feira. O placar só não foi maior por causa da boa atuação do goleiro Wiese.

Um empate garante o Hamburg no confronto contra Shakhtar ou Dínamo. A primeira partida entre as duas equipes, disputada em Kiev, também terminou com um empate em 1 a 1.

Dez meses depois

Na semana passada, Klinsmann foi demitido. A diretoria do Bayern de Munique argumentou que os objetivos não foram alcançados, mesmo que a temporada sequer tenha terminado.

Klinsmann, que assumiu o Bayern em junho de 2008, não resistiu as goleadas sofridas contra o Wolfsburg por 5 a 1, para o Barcelona por 4 a 0, além da derrota para o Schalke. Ainda com boas chances de conquistar o título alemão, o ex-treinador da seleção alemã foi dispensado na hora errada.

O técnico Jupp Heynckes e o assistente Hermann Gerland, que estarão no comando da equipe até o final desta temporada, conquistaram a primeira vitória no ultimo final de semana contra o Borussia Mönchengladbach, última equipe dirigida por Heynckes, que já treinou o Bayern de 1987 a 1991.