A Seria A finalmente vai voltar a ser disputada a partir desta sexta-feira, com o jogo entre Milan e Lazio, no estádio San Siro, em Milão. O atual campeão inicia a temporada como o principal candidato a ficar com o scudetto mais uma vez, por ter mantido o elenco e ainda se reforçado na janela de transferências.

O técnico Massimiliano Allegri começará a temporada atuando da mesma forma que terminou a passada, no esquema 4-3-1-2, tendo Zlatan Ibrahimovic como principal jogador e referência em campo. Allegri, porém, terá que lidar com uma lista de jogadores machucados que estão fora da estreia: o voltante Mark van Bommel, o atacante Robinho, o lateral Taye Taiwo e o zagueiro Philippe Mexès.

“Nós ainda somos os favoritos. Nós fortalecemos o nosso elenco no verão e estamos mais fortes do que na última temporada, eu gostei de todas as contratações”, afirmou a estrela Ibrahimovic. 

O time titular deve ter Christian Abbiate no gol, Ignazio Abate na lateral direita, Alessandro Nesta e Thiago Silva na zaga e Gianluca Zambrotta na lateral esquerda. No meio, Gennaro Gattuso e Massimo Ambrosini jogam, mas ainda há dúvida se Clarence Seedorf poderá atuar. Caso não possa, Antonio Nocerino ou Alberto Aquilani devem ter sua primeira chance no time. Kevin-Prince Boateng joga mais adiantado no meio, como meia ofensivo. No ataque, ao lado de Ibra, Alexandre Pato deve iniciar o jogo.

“Eu não acho que Robinho poderá jogar e Seedorf não conseguirá também”, disse Allegri. “Aquilani ou Nocerino provavelmente devem jogar”, disse. “De qualquer forma, nós temos que fazer um grande jogo já que a Lazio melhorou no ataque”, analisou o técnico. “Eles virão aqui para jogar uma partida aberta, então será duro”.

O Milan estreia contra a Lazio no Campeonato Italiano neste sexta antes de viajar até a Espanha para enfrentar o Barcelona, na terça, na estreia da Liga dos Campeões. “As coisas estão ficando sérias agora e não podemos cometer erros contra a Lazio”, disse Allegri, sobre a partida desta sexta-feira. “O jogo de amanhã é muito importante e uma vitória pode nos ajudar a apontar na direção certa para nosso próximo jogo contra o Barcelona”, disse.

Com o Milan sendo apontado como favorito, o treinador espera que o seu time esteja focado em campo. “Nós sabemos que ainda somos favoritos, mas nós temos que tomar cuidado já que pontos são conquistados em campo”, alertou o treinador.

Na Lazio, quem o técnico Edoardo Reja acredita que seu time pode causar estragos no Milan, mesmo atuando fora de casa. “[Miroslav] Klose e [Djibril] Cissé são grandes jogadores. Nós temos um elenco forte e nós estaremos focados, então nós podemos colocar o Milan em muita dificuldade”, disse Reja.

“Eles são favoritos, mas esse é um jogo que pode nos dizer em que estádio estamos nesta altura da temporada”, analisou o técnico da Lazio. “É um teste importante para nós e nós esperamos que nosso comportamento seja diferente da temporada passada”.

Reja não terá Giuseppe Sculli e Marius Stankevicius para a estreia na Serie A. Federico Marchetti está suspenso e também não joga – será substituído por Bizzarri. O brasileiro Hernanes começa a partida no meio-campo, ao lado de Ledesma, Stefano Mauri e Cristian Brocchi.

No sábado, apenas uma partida será jogada, entre Cesena e Napoli. Os Partenopei acreditam que ao menos podem repetir a boa campanha do ano passado e, quem sabe, brigar pelo título com o Milan. Para isso, começar com uma vitória com uma vitória contra o Cesena, um dos candidatos ao rebaixamento, será muito importante. “O céu é o limite para o Napoli, nós iremos fazer o nosso melhor em todas as competições”, afirmou um confiante Edinson Cavani, principal artilheiro do time na temporada passada.

No domingo, a Roma estreia contra o Cagliari, ainda digerindo o princípio de crise entre a sua principal estrela, Francesco Totti, e o novo técnico, Luis Enrique. A paz parece selada depois que o capitão giallorossi pediu apoio da torcida ao novo comandante.

A Juventus recebe o Parma no seu novo estádio para espantar as más campanhas das últimas duas temporadas, quando ficou em sétimo na tabela. O técnico Antonio Conte, ex-jogador e ídolo do clube, é o responsável por tentar levar o time de volta à disputa por títulos. Contratações como as de Arturo Vidal, o polivalente chileno que veio do Bayer Leverkusen, o atacante Mirko Vucinic, que veio da Roma, e o experiente Andrea Pirlo, que veio do Milan.

A Inter fecha a rodada visitante o Palermo na Sicília e tentando mostrar que poderá concorrer com o maior rival, Milan, pelo scudetto da temporada. O uruguaio Diego Forlán deve estrear na equipe de Gian Piero Gasperini, técnico contratado para esta temporada e que está mudando o jeito dos nerazzurri jogarem.

Outro reforço, Mauro Zárate, atacante argentino que veio da Lazio, é outro que pode disputar seu primeiro jogo pelo clube. O principal destaque, porém, continua sendo o holandês Wesley Sneijder, que não terá à frente outro jogador decisivo, Samuel Eto’o, que foi para a Rússia.

Veja os jogos da segunda rodada da Serie A:

Sexta, 9/set
Milan x Lazio

Sábado, 10/set
Cesena x Napoli

Domingo, 11/set
Juventus x Parma
Catania x Siena
Chievo x Novara
Fiorentina x Bologna
Genoa x Atalanta
Lecce x Udinese
Roma x Cagliari
Palermo x Internazionale