A Puma apresentou nesta segunda-feira, 31, a nova camisa da Itália, que será usada na Eurocopa 2020 (que será em 2021). A ideia é, segundo a empresa, uma reinterpretação do Renascimento, usando padronagem na camisa que lembram o movimento cultural que teve grande protagonismo da Itália. A camisa segue a tendência que vemos nos últimos meses de ter uma padronagem na camisa, e não mais em ter desenhos lisos, só com a cor.

A padronagem inspirado no Renascentismo traz um gráfico geométrico, que lembra um pouco os padrões arquitetônicos de construções daquele período – e que permanecem na Itália até hoje. Esse tipo de padronagem da camisa da seleção é algo fácil de identificar com a arquitetura, por exemplo, de cidades como Florença, um local chave para o movimento inspirador do uniforme.

“Durante o Renascimento, a Itália era o epicentro da criatividade e inovação. A Itália não apenas influenciou o mundo, ela o redefiniu. Com esta camisa da seleção italiana, nós queremos celebrar essa era e fabricar esta camisa da época cultural mais importante da Itália. Os motivos florais da Renascença representam a beleza universal que foi trabalhada na Itália para inspirar a vida do mundo com uma criatividade imprevisível. A nova camisa 1 da Itália irá mostrar o orgulho, a paixão e a empolgação dos italianos ao redor do mundo”, afirmou David Bremund, chefe de equipe de gerenciamento da linha de produtos da Puma.

A camisa traz uma gola com um tom de azul mais escuro, que teve como resultado algo discreto e que dá um ar mais clássico à camisa. Nas mangas, há um friso com esse mesmo tom mais escuro. Também nas mangas há, de forma bem discreta, as três cores da bandeira italiana. O logo da Puma fica no lado direito do peito, além de aparecer também no ombro. O escudo da FIGC (Federazione Italiana Giuoco Calcio) fica no lado esquerdo do peito, com as quatro estrelas dos títulos mundiais.

As fotos ressaltam bastante a padronagem inspirado na Renascença, mas ainda é preciso ver como ficará em campo. De qualquer forma, o desenho é realmente bem bonito e traz uma certa elegância. Para um uniforme da Itália, que preza sempre por uma certa elegância.

Camisa da seleção italiana para 2020/21, que será usada na Eurocopa (Divulgação/Puma)