Há 40 anos, o Nottingham Forest surpreendia a Europa: depois do título nacional em 1977/78, conquistava Champions League, ou Copa Europeia, como era chamada na época, pela primeira vez na sua história. Para marcar a data, o clube está lançando um novo uniforme para a temporada 2019/20 celebrando o feito. A camisa, feita pela italiana Macron, tem edição limitada, apenas 1.979 unidades, alusivo ao ano do feito. Vem também em uma caixa comemorativa.

No dia 30 de maio de 1979, no estádio Olímpico de Munique, trevor Francis, do Nottingham Forest, marcou o gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Malmö, na final da Champions League. Foi o capitão John McGovern que levantou a taça.

A camisa traz o tom de vermelho tradicional do Forest, chamado de “vermelho Garibaldi”. A gola é em V, com detalhes em branco nas mangas e na gola. Atrás do pescoço há um logo estilizado do clube. As palavras CHAMPIONS OS EUROPE 1979 estão bordadas dentro do gola. Na parte de traz da gola a taça da Copa Europeia, Champions League atual, está bordada em branco.

“As emoções que a camisa pode dar a uma pessoa que a veste é o que nós estamos buscando cada vez que criamos um dos nossos produtos”, afirmou Gianluca Pavanello, CEO da Macron, fabricante do uniforme. “E a camisa do Nottingham Forest quer transmitir aos fãs de hoje as mesmas emoções de 40 anos atrás. Esta é uma camisa que os fãs, hoje como naqueles dias, vão usar com paixão e amor pelas cores do clube”, disse o executivo.

O time do Nottingham era dirigido por Brian Clough, que ficou no cargo por 18 anos e contratou jogadores que fizeram história com a camisa do clube, como Peter Silton, Kenny Burns, John Robertson e Trevor Francis. A camisa tem a ideia de celebrar esses jogadores e os membros daquele time, que fizeram uma campanha histórica na Europa para conquistar a sua taça.

Como diz a Macron:

A camisa de celebração do Nottingham Forest só pode ser comprada através dos canais comerciais do clube. Todos os nomes dos jogadores que participaram do triunfo de 1979 estão presentes no tecido da peça, repetidamente impresso sublimação tom sobre tom na parte frontal direita da camisa, um detalhe que torna esta camisa realmente única.

O clube anunciou a venda exclusiva na sua loja, sob o preço de £ 70 (algo em torno de R$ 346 reais).