A nova camisa do camisa do Barcelona vinha sendo comparada à do Madureira por causa dos vazamentos iniciais sobre o equipamento para a temporada 2020/21. O uniforme catalão lançado nesta terça-feira (7) não parece muito com os vazamentos iniciais, mas parece mesmo com a camisa do clube carioca. E olha, dá para dizer que acertaram a mão, porque ficou mesmo muito bonita.

De fato, as primeiras imagens que surgiram para o possível novo uniforme do Barça mostravam uma peça bem discutível. Porém, eram apenas interpretações de um designer a partir de informações dos detalhes da camisa que haviam sido divulgados. Agora, com a peça original lançada, a reação deverá ser bastante positiva.

Segundo o site Soccer Bible, o desenho é inspirado nos uniformes utilizados pelo Barcelona na década de 1920, época marcada por conquistas da Copa do Rei, cinco entre 1920 e 1928, e pelo primeiro título de La Liga, em 1929.

Nos últimos dias, uma disputa teria sido deflagrada entre Barcelona e Nike. De acordo com o jornal catalão Mundo Deportivo, o modelo mais barato da peça teria apresentado problemas de perda de coloração e manchas, fazendo com que o clube pedisse que os distribuidores devolvessem os produtos. Não houve confirmação oficial para esta história, mas a Nike colocou a peça à venda em seu site sem divulgar nenhum material de lançamento, o que é bastante incomum.

Independentemente disso, a nova camisa está programada para ser usada pela primeira vez em campo nesta quarta-feira (8), quando o Barcelona enfrenta o rival local Espanyol, em jogo válido por La Liga.

Atualizada às 09h49: Alteramos a manchete deste post, que anteriormente dizia: “Muito mais bonita que nos vazamentos iniciais, nova camisa do Barça não tem nada de Madureira”. A intenção não era menosprezar o clube carioca, mas, sim, fazer menção às comparações constantes desde que as primeiras imagens do novo uniforme foram veiculadas. Entretanto, entendemos por que alguns leitores podem ter interpretado desta maneira e decidimos mudar a redação da publicação.